A Paraíba o tempo todo  |

Justiça reconhece políticas de combate ao trabalho infantil em Cabedelo

Implantado em junho deste ano no Mercado Público Municipal de Cabedelo, o projeto Espaço Lúdico Desenvolver ganhou reconhecimento da Justiça do Trabalho como iniciativa em prol do combate ao trabalho infantil no município. Uma equipe do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) visitou, ao lado do prefeito Vitor Hugo, as instalações do Espaço, nesta sexta-feira (21), para registrar as ações pedagógicas ali desenvolvidas.

A equipe do TRT também levou à Fortaleza de Santa Catarina uma apresentação cultural e exposição de produções de crianças sobre a temático do combate ao trabalho infantil.

“Ficamos muito felizes com o reconhecimento por parte da Justiça do Trabalho, no momento em que ela entende essa linda iniciativa, viabilizada através das Secretarias de Assistência Social e da Educação. A Prefeitura em orgulho em dar suporte para a concepção de um espaço lúdico e consolida uma luta para que os pais que trabalham no Mercado possam ficar mais tranquilos, deixando seus filhos bem assistidos. É um trabalho que está sendo reconhecido e, sem dúvida nenhuma, deve servir de inspiração para outros municípios do estado”, declarou o prefeito Vitor Hugo.

Dentre as ações voltadas às crianças e ao combate à exploração e ao trabalho infantil, o prefeito falou da intenção de implantar um espaço Lúdico no Mercado Público do Renascer e a criação de um local para crianças abandonadas, utilizando a Casa de Acolhimento, localizada em Intermares.

Espaço Lúdico – O Espaço Lúdico Desenvolver é uma iniciativa da Secretaria de Assistência Social (Semas), em parceria com a Secretaria de Educação (Seduc) e conta com uma equipe de 3 professores e supervisora para atender os filhos dos comerciantes e de quem frequenta o Mercado Público.

São oferecidos atividades lúdicas, pedagógicas e sócio-assistenciais ao filhos dos feirantes e crianças em condição de mendicância. Atualmente, a sala atende a cerca de 20 crianças e funciona de quarta a sábado, de 8h às 12 horas.

“É um motivo de orgulho para a cidade saber que esta inovando, sendo pioneira, nas ações contra o trabalho infantil. Com os pais trabalhando, as crianças vagavam pelas dependências do Mercado, nem sempre aprendendo o que era bom e distante do olhar dos responsáveis. A sala está proporcionando uma oportunidade das crianças estarem aprendendo e, ao mesmo tempo, brincando. É uma segurança para pais e mães saber que eles estão bem cuidados, aprendendo e crescendo com qualidade”, comentou a secretária da Assistência Social, Cynthia Denize Cordeiro.

A comerciante Alda Alves destacou a importância do Espaço Desenvolver em sua rotina de trabalho no Mercado.

 “Foi muito bom que o prefeito tomar a decisão de instalar essa sala aqui no Mercado, porque nossos filhos ficavam aqui na feira e, muitas vezes, ficávamos preocupados por conta da violência que impera no mundo. Depois que abriram a escolinha, ficamos mais tranquilos porque sabemos que elas estão sendo bem cuidadas, os professores são profissionais dedicados e tem, até, alimentação para nossos filhos”, finalizou.

 

Assessoria

 


Certificado digital mais barato para advogados e contadores. Clique e saiba como adquirir

 

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe