O Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba rejeitou nesta quinta-feira (03), a Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE) apresentada pelo ex-candidato a Prefeitura de João Pessoa e deputado federal, Ruy Carneiro (Podemos), solicitando a cassação do prefeito Cícero Lucena (PP). O pedido, que também reivindicava o afastamento do vice-prefeito Léo Bezerra (PSB), foi negado pelo juiz Alexandre Targino Gomes Falcão, da 70ª Zona Eleitoral de João.
Na decisão, o magistrado julgou a alegação improcedente e recusou os argumentos apresentados pela equipe jurídica do parlamentar.
“As suscitadas contratações de pessoas de comunidades diversas, nada obstante sua possível suspeição, no âmbito da moralidade e probidade administrativa, não foram capazes de demonstrar que houve comprometimento da legitimidade do pleito em favor de candidato investigado, por meio de distribuição de cargos, empregos e contratos vedados pela legislação eleitoral, ou mediante violência ou grave ameaça à liberdade do voto, que, em essência, é secreto”, mencionou Alexandre Targino.
As acusações de abuso de poder econômico também foram contestadas pelo juiz. “Não ficou comprovada a prática de abuso de poder econômico e político, quando da distribuição de cestas básicas através da ONG(s)” e “não se provou a existência de fraude pertinente ao sistema de Regulação na Capital, que utiliza o software SISREG, oriundo do Sistema Nacional de Regulação, incrementado pelo app “João Pessoa na palma da mão” e pelo sistema “João Pessoa Opera Mais”, que resultasse em burla a agendamento de consultas e procedimentos médicos”.
Na ação apresentada, Ruy alegava que existiam negociações entre a gestão do prefeito Cícero Lucena negociava favores com facções criminosas com o objetivo de perpetuação do grupo político no poder municipal.
PB Agora
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, autorizou nesta quinta-feira (29), o…
O presidente da Caixa Econômica Federal, Carlos Vieira, representa o banco em uma série de…
O Tribunal de Contas do Estado realizou, nesta quarta-feira (28), sua primeira sessão ordinária híbrida…
Um morador de rua, de 46 anos, foi vítima de uma tentativa de homicídio na…
Um rodada de muitos gols, um deles, nos acréscimos. E com novo líder do campeonato.…
Por meio de comunicado a Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa) afirmou que…