Justiça Eleitoral marca data de retotalização de votos de vereadores de CG; conheça possíveis substitutos do cassados

PUBLICIDADE

Após publicação do acórdão, com a decisão sobre o processo de cassação dos mandatos de quatro vereadores de Campina Grande, o Tribunal Regional Eleitoral expediu um ofício à 16ª Zona Eleitoral para que seja efetuada a recontagem dos votos, excluindo os sufrágios obtidos pelos partidos DEM e Pros no pleito de 2020, para vereador.
Tiveram os mandatos cassados pelo TRE-PB, sob acusação de fraude na cota de gênero, os vereadores Dinho Papaléguas (hoje no PSDB), Waldeny Santana (hoje no União Brasil), Carol Gomes (Pros) e Rui da Ceasa (Pros) são os cassados.

Após a comunicação do TRE, o juiz Antônio Reginaldo Nunes, titular da 16ª Zona Eleitoral, marcou para as 10 horas do dia 24 deste mês a data para a realização da retotalização dos votos.

Nos lugares dos cassados, deverão assumir Bruno Faustino (PTB), Napoleão Maracajá (Rede), Márcio Melo (PSD) e Doutora Carla (PSC). Márcio Melo e Napoleão Maracajá já foram vereadores em Campina, e devem voltar a Casa após a recontagem dos votos. Márcio Melo é primo do ex prefeito e atual deputado federal Romero Rodrigues. Dos quatro, apenas Márcio é da base do prefeito Bruno Cunha Lima, enquanto os demais pertencem a oposição.
A cassação ocorreu porque a Justiça Eleitoral entendeu que os dois partidos colocaram candidaturas laranjas para fraudar à cota de gênero.

 

O advogado eleitoral José Fernandes Mariz explicou que o processo consiste na subtração dos votos conferidos aos partidos dos vereadores cassados. “Por derivação, todos os candidatos do partido terão seus votos anulados”, disse. Após a anulação, haverá uma recontagem.

Os vereadores cassados foram Dinho Papaléguas e Waldeny Santana, do União Brasil, e Carol Gomes e Rui da Ceasa, eleitos pelo PROS. A decisão foi feita no dia 6 de novembro, após um julgamento no Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE).

Os cálculos apontam que devem assumir os mandatos Bruno Faustino e Doutora Carla, substituindo Dinho e Waldeny; e Márcio Melo e Napoleão Maracajá, em substituição a Carol Gomes e Rui da Ceasa.

SL
PB Agora

PUBLICIDADE

Últimas notícias

João Azevêdo rebate Hervázio Bezerra e diz que deputado busca motivos para justificar decisão já tomada

O governador da Paraíba, João Azevêdo (PSB) rebateu as declarações feitas pelo deputado estadual Hervázio…

20 de janeiro de 2026

Hervázio justifica rompimento com governador João Azevedo: “Atingiu a minha dignidade”

O deputado estadual Hervázio Bezerra (PSB) justificou publicamente nesta terça-feira (20), o motivo do rompimento…

20 de janeiro de 2026

Destaque no O Agente Secreto,  e com mais de 2 mil aparelhos na Paraíba, orelhões serão retirados das ruas de todo o Brasil

Em um tempo da história, eles eram disputados. Indispensáveis para encurtar distância. Uma das raras formas…

20 de janeiro de 2026

Previsão de chuvas fortes leva AESA a reforçar alerta preventivo por 24 horas, na PB

A Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (AESA) anunciou que permanecerá em estado…

20 de janeiro de 2026

João Azevedo não teme futuras traições ou mudanças de postura após deixar o cargo: “Acredito no ser humano”

O governador da Paraíba e pré-candidato a Senado, João Azevêdo (PSB), afirmou nesta terça-feira (20),…

20 de janeiro de 2026

MPPB e PMJP alinham regularização do fornecimento de fórmulas para crianças alérgicas na capital

O Ministério Público da Paraíba realizou, na manhã desta terça-feira (20/01), uma audiência para tratar…

20 de janeiro de 2026

Notice: ob_end_flush(): Failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/newpbagora/public_html/wp-includes/functions.php on line 5464

Notice: ob_end_flush(): Failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/newpbagora/public_html/wp-includes/functions.php on line 5464