Justiça Eleitoral dá 2 dias para que Facebook envie dados de perfis que estariam difamando candidata na PB

PUBLICIDADE

A Justiça Eleitoral decidiu solicitar ao Facebook informações sobre perfis anônimos que supostamente estariam disseminando acusações contra a candidata à vice-prefeita dra. Marri (Republicanos), parte da chapa da prefeita que busca a reeleição no município de Emas. A decisão foi proferida pelo juiz Pedro Davi de Vasconcelos e publicada no mural eletrônico do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) nesta segunda-feira (23).

A coligação “Unidos pelo Trabalho”, junto com a candidata Ana Alves de Araújo Loureiro (PSB), alegou que dra. Marie é alvo de propaganda eleitoral irregular e difamações por meio de perfis anônimos no Instagram e pelo aplicativo WhatsApp. Entre as acusações, destaca-se a circulação de um vídeo descontextualizado, que utiliza um trecho do discurso do filho de dra. Marri, para insinuar críticas à candidata. Os perfis anônimos também teriam publicado informações alegando que dra. Marri abandonou um plantão médico para se dedicar à campanha.

Ana Alves havia solicitado ao Judiciário o fornecimento de dados de acesso e informações cadastrais dos responsáveis pelos perfis anônimos no Instagram e pelo compartilhamento do vídeo no WhatsApp. No entanto, na decisão, o juiz excluiu Ana Alves do polo ativo do requerimento por vício de representação processual.

Quanto ao vídeo compartilhado pelo WhatsApp, o juiz considerou que a simples transmissão de um áudio sem evidências claras de conteúdo ilícito não configura irregularidade eleitoral ou ofensa à honra da candidata. Ele enfatizou a “manifesta impossibilidade técnica e jurídica de atender ao pedido”, destacando a ausência de elementos probatórios mínimos que demonstrassem ilicitude no conteúdo.

Sobre os perfis anônimos no Instagram, o juiz determinou que o Facebook envie, em um prazo de dois dias, informações técnicas como endereços de IP, data e hora de conexão, além dos dados cadastrais, sob pena de multa diária de R$ 5 mil. A decisão ressalta a importância da transparência nas eleições e a necessidade de coibir práticas irregulares que possam afetar o processo democrático.

PB Agora

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Polícia registra tiroteio em avenida de João Pessoa e suspeitos são presos

Na tarde desta sexta-feira (19), a polícia registrou um tiroteio em uma das principais vias…

19 de dezembro de 2025

FIEPB assina Termo de Cooperação Técnica com TJPB para execução do Programa Novos Caminhos na Paraíba

No estado, a iniciativa será executada por meio de parceria com o Sistema Indústria, o Sistema…

19 de dezembro de 2025

Damião Feliciano diz que fica no União Brasil, mas votará na chapa liderada por Lucas Ribeiro

O deputado federal Damião Feliciano anunciou, nesta sexta-feira (19), que permanecerá filiado ao União Brasil,…

19 de dezembro de 2025

Cabo Gilberto ataca colegas de parlamento ao criticar cassação de aliados na Câmara: “Homens covardes, frouxos e omissos”

O deputado federal Cabo Gilberto Silva (PL), voltou a criticar duramente a atuação de colegas…

19 de dezembro de 2025

Operação prende envolvidos em tentativa de homicídio que aconteceu em praia de Cabedelo

Um trabalho integrado do 21º Batalhão de Polícia Militar com o núcleo de homicídios da…

19 de dezembro de 2025

Cícero destaca boa relação com Leitão e demonstra confiança no apoio do parlamentar à sua pré-candidatura ao Governo

O prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (MDB), reforçou nesta quinta-feira (19) a boa relação…

19 de dezembro de 2025