Por pbagora.com.br

Na manhã desta sexta-feira (18/12), a Juíza da 1ª Vara da Fazenda Pública da Capital, Dra Flávia da Costa Lins Cavalcanti determinou que a Câmara Municipal de João Pessoa apresente, no prazo de 72 horas, a íntegra do Projeto de Lei Complementar nº. 2.285/2020, que fixa reajuste nos subsídios dos vereadores e outros agentes públicos.

Na ação popular movida pelo Programa de Advocacia Estratégica do Instituto Projeto Público, a entidade denuncia a falta de transparência no processo que resultou na aprovação da medida, em sessão realizada na ultima terça-feira (16/12).

Sem prévia inclusão na pauta do dia, a CMJP aprovou o reajuste no subsídio dos vereadores, presidente da casa, prefeito, vice-prefeito e secretários municipais.

Até agora a íntegra do texto não consta em nenhum canal oficial da CMJP.

Segundo Rodrigo Barreto, Presidente do Conselho do IPP, a falta de compromisso com o dever de transparência e prestação de contas demonstra, por si só, a ilegalidade com que procedeu a CMJP. “Entendemos a cautela da Juíza em exigir a juntada da íntegra do texto votado na última terça,  e partilhamos do desejo de que a Câmara Municipal disponibilize para a sociedade o projeto de lei que aprovou”, pontua o advogado, especialista em compliance aplicado ao setor público.

Quanto ao pedido de suspensão imediata do ato, o Presidente do IPP considera que tão logo seja juntado aos autos a íntegra do texto, a suspensão tende a ser a providencia  adotada, considerando ter se dado em desrespeito à comandos constitucionais e legais, bem demonstrados na ação movida.

O impacto do reajuste, que não tem autorização específica na LDO, e é vedado pelo regime de responsabilidade fiscal que vigora enquanto perdurar o Estado de Calamidade Pública, é estimado em cerca de R$ 7.2 milhões ao longo dos próximos anos, segundo cálculos do Instituto.

 

Redação

Deixe seu Comentário
Notícias relacionadas

Manoel Jr assegura a reitor doação de terreno para construção do IFPB em Pedras de Fogo

O prefeito de Pedras de Fogo, Manoel Junior, se reuniu, nessa sexta-feira (15), com o reitor do Instituto Federal da Paraíba (IFPB), Nicácio Lopes, para debater os avanços e as…

Julian Lemos crítica Bolsonaro: “O homem que está no poder, não é o que elegemos”

O deputado federal Julian Lemos, do PSL, usou seu perfil numa rede social para para fazer um desabafo a respeito do presidente da República, Jair Bolsonaro. Na postagem, Julian critica…