Categorias: Política

Juntos em evento, Dilma e Serra trocam críticas indiretas

PUBLICIDADE

Dois dos candidatos cotados para a sucessão presidencial em 2010, a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, e o governador de São Paulo, José Serra, trocaram críticas indiretas em seminário no ABC paulista para discutir a crise financeira internacional. Apesar das farpas, o clima foi cordial.

Dilma discursou primeiro e criticou ações do governo Fernando Henrique Cardoso, sem citar nomes. Ela afirmou que o governo anterior controlou a inflação, mas não se preocupou em baixar juros.

 

“Depois do Plano Real, tivemos um dos juros mais elevados do mundo. Agora temos a oportunidade de juros civilizados, sem ameaçar a estabilidade econômica.”

Na sequência, ela afirmou ainda que o governo tem atualmente como uma das prioridades a redução no preço do crédito. “Essa conjuntura externa deflacionária é a oportunidade única para o Brasil passar a ter juros civilizados e sem ameaçar a estabilidade”, disse a ministra.

Antes, ao falar sobre a crise, ela havia afirmado: “O governo sempre foi parte do problema em todas as crises. Porque vinha o câmbio, a saída de capitais, e o governo quebrava. Recorria ao fundo monetário (FMI) que impunha cenário de recessão. Essa situação explica a quantidade de obras paradas. Hoje o governo é parte da solução.”

Serra, que falou logo após a ministra, afirmou que governo demorou para baixar taxa de juros. “Estamos há seis meses na crise. (…) O câmbio ficou desvalorizado sem impacto na inflação. Era o momento de ter jogado juros para baixo. Passou seis meses sem política ativa. Não é possível que, no momento em que o mundo precisa ativar o crédito, o Brasil vá na mão contrária.”

Dilma e Serra chegaram quase juntos ao seminário “ABC do Diálogo e do Desenvolvimento – A região unida para enfrentar a crise”, em São Bernardo.

Dilma chegou minutos antes e comentou dados do Produto Interno Bruto (PIB) com jornalistas. Durante a conversa, o governador José Serra chegou. Ela então interrompeu a entrevista e se dirigiu ao auditório ao lado do governador, que não falou com os jornalistas.

Seminário

Participaram do seminário, além de Dilma e Serra, os prefeitos da região do ABC paulista, entre eles o ex-ministro de Lula Luiz Marinho (PT), prefeito de São Bernardo) e o ex-governador Geraldo Alckmin, que representou o prefeito Gilberto Kassab.

O secretário de Política Econômica do Ministério da Fazenda, Nelson Henrique Barbosa Filho também estava no evento e afirmou que o Brasil pode ter uma taxa básica de juros abaixo de 10% ainda neste semestre.

“Devemos ter uma significativa queda na taxa juros, podendo chegar taxa de um dígito, ou seja, menos de 10%, ainda neste semestre, sem comprometer a estabilidade e a inflação”, afirmou.

 

 

Gabinete da crise

No seminário, Dilma voltou a afirmar que o governo não vai fazer gabinete para acompanhar a crise, como havia sugerido a oposição.

“O governo por inteiro está empenhado. Não temos dois mundos no Brasil. O que fazemos no governo federal é cumprir políticas que têm função clara de desenvolvimento com inclusão social. Não especializamos setor nenhum do governo para enfrentar a crise. É obrigação de todos os ministérios.”

Dilma disse que o governo vai continuar acompanhando setores que mais sofrem com crise e vai realizar políticas setoriais. Um dos setores citados pela ministra é o de caminhão e ônibus.

G1

 

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Emoção e talento encantam público no Festival de Ginástica Artística do Campeões do Amanhã

Um espetáculo de talento e movimento encantou o público presente nas arquibancadas do ginásio do…

27 de abril de 2024

Jovem é morto em barbearia no Litoral Sul da Paraíba logo após fazer live

As polícias Civil e Militar estão investigando o assassinato de um jovem conhecido apenas como…

27 de abril de 2024

“Facilitador do acesso ao Ensino Superior” comemora Wilson Filho após publicação de lei do passe livre no dia do Enem

O deputado estadual Wilson Filho expressou sua satisfação com a promulgação de uma nova lei,…

27 de abril de 2024

Alerta de chuvas intensas para Litoral e Agreste da Paraíba é emitido pelo Inmet

Neste sábado (27), o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um novo alerta amarelo para…

27 de abril de 2024

Homem é detido pela Polícia Federal com R$ 1.000 em notas falsas em Patos

Um homem foi detido pela Polícia Federal em Patos, no Sertão da Paraíba, após ser…

27 de abril de 2024

Sete membros de uma família são detidos por envolvimento na morte de idoso em CG

Sete pessoas de uma mesma família foram presos sob suspeita de ligação com o assassinato…

27 de abril de 2024