A Primeira Turma do STF encerrou nesta quarta-feira (03), o segundo dia da sessão de julgamento da ação penal da tentativa de golpe de Estado, que tem o ex-presidente da República Jair Bolsonaro e outros sete aliados como réus.
A sessão foi marcada pelas sustentações orais das defesas dos réus militares, inclusive a do ex-chefe do Executivo.
O julgamento será retomado na próxima terça-feira (09), às 09h. Está prevista a análise de questões preliminares. São temas de caráter processual que precisam ser decididos antes da definição sobre absolvição ou condenação.
A deliberação, neste ponto, começa com o voto do relator, Alexandre de Moraes, e segue na sequência de antiguidade dos magistrados. Votam os ministros Flávio Dino, Luiz Fux, Cármen Lúcia e o presidente Cristiano Zanin.
Vencida esta etapa, o julgamento prossegue para a apresentação dos votos dos ministros quanto à conduta de cada acusado. A ordem de votação é a mesma: Moraes apresenta um voto pela condenação ou absolvição e será seguido pelos posicionamentos dos demais colegas da Turma. A decisão é por maioria.
Em caso de absolvição, o processo é arquivado. Se houver condenação, será fixada uma pena para cada um, a depender de sua participação nas ações ilícitas.
Redação
Acompanhe o PB Agora nas redes:
O apartamento da desembargadora Fátima Bezerra, localizado no bairro do Altiplano, em João Pessoa, foi…
O prefeito de Alagoinha, Alírio Pontes (MDB), abriu uma dissidência dentro do partido ao anunciar…
O deputado estadual e pré-candidato à Prefeitura de Cabedelo, Walber Virgolino (PL), comentou o cenário…
Pilotos e comissários de bordo aprovaram o acordo coletivo e não haverá greve na aviação…
Uma tentativa de assalto resultou na morte de um bombeiro militar e de um suspeito,…
O Corpo de Bombeiros da Paraíba localizou, nesse domingo (28), o corpo de um homem…