Juíza eleitoral reprova contas de campanha de Bruno Cunha Lima e determina devolução de R$ 272 mil

PUBLICIDADE

A juíza Daniela Falcão, da 17ª Zona Eleitoral de Campina Grande, rejeitou as contas da campanha do prefeito reeleito Bruno Cunha Lima (União), em decisão proferida na noite desta quinta-feira (12). A magistrada também determinou a devolução de R$ 272.486,48 ao Tesouro Nacional, acrescidos de juros e correção monetária.

A reprovação foi baseada em irregularidades apontadas pela Comissão de Exame de Prestação de Contas do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB). Entre as inconsistências estão a contratação de fornecedores sem capacidade operacional e despesas realizadas com empresas cujos sócios eram inscritos em programas sociais, indicando possível falta de qualificação para executar os serviços contratados. Além disso, houve questionamentos sobre três contratos distintos firmados para o mesmo serviço, prestado pelo mesmo fornecedor no mesmo período.

Segundo a sentença, a ausência de documentação comprobatória comprometeu a análise da legalidade da movimentação financeira da campanha. “Tais fatos configuram vícios graves e insanáveis, que violam a transparência e a lisura previstas na Lei n. 9.504/97”, afirmou a juíza. A magistrada também destacou que a falta de clareza nos gastos dificultou o controle da Justiça Eleitoral sobre a regularidade das contas apresentadas.

Decisão fundamentada na legislação eleitoral

A decisão foi fundamentada no artigo 30, inciso III, da Lei n. 9.504/97, combinado com o artigo 74, inciso III, da Resolução TSE n.º 23.607/2019. A juíza declarou a desaprovação das contas e ordenou o ressarcimento do montante irregular, reiterando a gravidade das falhas detectadas no processo de prestação de contas.

Defesa de Bruno Cunha Lima

A defesa do prefeito Bruno Cunha Lima se manifestou previamente, após parecer do Ministério Público pela rejeição das contas. Em nota, a assessoria jurídica afirmou que todas as despesas de campanha seguiram as normas legais e apresentaram documentos para sustentar a regularidade dos gastos.

A defesa destacou que as doações estimáveis em dinheiro realizadas pela coligação majoritária “União por Amor a Campina” foram adequadas e possuem respaldo tanto na legislação vigente quanto na jurisprudência do TRE-PB e do STF.

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Cinco homens acusados de roubar carro são presos com armas e munição no Litoral Norte paraibano

Na noite desse sábado (06), policiais militares do 17° BPM realizaram uma ação que resultou…

7 de dezembro de 2025

Bruno admite instabilidade na Saúde e anuncia plano para retomada dos serviços em CG: “Período turbulento já passou”

O prefeito de Campina Grande, Bruno Cunha Lima (União Brasil), reconheceu nesta sexta-feira (5) que…

7 de dezembro de 2025

Paraíba é destaque na imprensa nacional e protagoniza capa de revista de bordo com alcance internacional

A Paraíba voltou a aparecer ser destaque na imprensa nacional protagonizando a capa de nova…

7 de dezembro de 2025

Aviator segue como principal crash game em agosto de 2025, aponta levantamento

O Aviator continuou ocupando a primeira posição entre os crash games no mês de agosto…

7 de dezembro de 2025

Bastidores: integrante da oposição, Fábio Ramalho leva base para Nabor e gesto pode atrair Romero para mesmo caminho

A noite desta sexta-feira (5) produziu um fato político que pode redesenhar alianças no campo…

6 de dezembro de 2025

Relíquia rural: Fazenda fundada em 1757 permanece ativa na Paraíba

A história da Paraíba é realmente rica, e um dos exemplos mais impressionantes dessa memória…

6 de dezembro de 2025