Categorias: Política

Juiz receberá honraria na ALPB

A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), por meio de um projeto de resolução de autoria do deputado estadual Lindolfo Pires (DEM), vai conceder a ‘Medalha de Mérito Jurídico Tarcísio de Miranda Burity’ ao juiz José Ferreira Ramos Júnior, por sua destacada contribuição e atuação profissional na condição de magistrado e assessor especial da presidência do Superior Tribunal de Justiça (STJ).

“O homenageado tem se destacado no mundo do Direito, representando com maestria o estado da Paraíba e orgulhando a todos os paraibanos”, justifica Lindolfo Pires, que responde pela primeira-secretaria da mesa diretora da Assembléia paraibana.

José Ferreira Ramos Júnior, mais conhecido por ‘Doutor Júnior’, nasceu em 5 de setembro de 1959, na cidade de Campina Grande, e é filho de José Ferreira Ramos e Iolanda Cordeiro da Costa, sendo pai de três filhos, Diego, Diana e Danielle.

O homenageado graduou-se em Direito pelo antigo Institutos Paraibanos de Educação (IPÊ), hoje Unipê, através da Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais, em João Pessoa (de 1984 a 1988); realizando pós-graduação na Escola Superior da Magistratura (Esma), em 1989, e especialização em gestão jurisdicional de meios e fins, promovido pela Esma e Unipê.

Assumiu a magistratura em 27 de março de 1992, como juiz substituto na Comarca de Serraria; sendo, em 12 de agosto do mesmo ano promovido para a Comarca de Conceição, de 2ª entrância. Em 15 de março de 2003, foi removido para a 2ª Vara da Comarca de Pombal, onde ficou até outubro de 1996, quando foi removido para a Comarca de Areia.

A 7 de fevereiro de 1996, foi promovido para a 3ª Vara Cível da Comarca de Campina Grande, tendo sido removido, em seguida, para a 1ª Vara Criminal da mesma Comarca. Em fevereiro de 2002, foi removido, por merecimento, para a Vara de Conflitos Agrários da Comarca da Capital, onde também foi titular da 6ª Vara de Família.

Durante sua carreira exerceu a judicatura, como juiz substituto nas seguintes Comarcas: Bonito de Santa Fé; 4ª Vara da Comarca de Sousa; Comarca de Brejo do Cruz; Comarca de Catolé do Rocha; Comarca de São Bento; Comarca de Coremas; Comarca de Malta; Comarca de Juazeirinho; Comarca de Pocinhos; Comarca de Ingá; Comarca de Cabaceiras; de Itabaiana; Comarca de Gurinhém; Comarca de Pilões; Comarca de Bananeiras; Comarca de Solânea; Comarca de Remígio; Comarca de Picuí; Comarca de Cuité; Comarca de Rio Tinto; Comarca de Santa Rita; Comarca de Bayeux; Comarca de Cabedelo; Comarca de Alhandra; e Comarca de Pedras de Fogo.

Exerceu também a função de membro do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), quando, também, exercia, desde junho de 2005, a titularidade da 10ª Vara Cível da Capital. O juiz atuou em 2008, por um período de oito meses, como juiz auxiliar da CNJ, o que lhe tornou conhecido pelo seu trabalho, passando a integrar a equipe dos três juízes auxiliares que assessoram a presidência do STJ.

Atualmente está exercendo, por dois anos consecutivos, o cargo de auxiliar da presidência do Superior Tribunal de Justiça (STJ), com início em 9 de fevereiro de 2009, tendo o seu nome aprovado pelo Pleno do Tribunal de Justiça da Paraíba, deferindo-se, assim, o pleito da presidência do STJ, através do ministro César Asfor Rocha, no qual solicita a prorrogação da convocação do juiz José Ferreira Ramos Júnior.

“Por sua grandeza, pelo seu mister e sapiência é que pugnamos pelo reconhecimento desse talento ímpar no campo do Direito em nosso estado, concedendo-lhe a ‘Medalha de Mérito Jurídico Tarcísio de Miranda Burity’”, repete o deputado Lindolfo Pires.

 

Assessoria
 

Últimas notícias

Justiça decreta prisão preventiva do cantor João Lima por violência doméstica contra a esposa, Raphaella Brilhante

O Plantão Judiciário do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB) expediu, neste domingo (25), um…

25 de janeiro de 2026

Paraíba será sede do Mundial de Paraquedismo em 2027

A Paraíba foi oficialmente escolhida para sediar o World Cup Skydive Mondial Brasil 2027, um…

25 de janeiro de 2026

Mega-Sena acumula mais uma vez e próximo prêmio pode chegar a R$ 92 milhões

Nenhum apostador acertou as seis dezenas do concurso 2.964 da Mega-Sena, realizado nesse sábado (24).…

25 de janeiro de 2026

Defesa de João Paulo Casado vai recorrer de condenação por agressão a esposa em JP

A defesa do médico João Paulo Casado anunciou que vai recorrer da decisão judicial que…

25 de janeiro de 2026

Polícia Militar apreende motocicleta com indícios de adulteração em Mulungu

Na madrugada deste domingo (25), a Polícia Militar da Paraíba realizou a apreensão de uma…

25 de janeiro de 2026

Carro capota após bater em poste na avenida Tancredo Neves, em João Pessoa

Um carro capotou na manhã deste domingo (25) após colidir com um poste na avenida…

25 de janeiro de 2026