Categorias: Política

Juiz alerta para fraudes na criação, extinção ou fusão de partidos

PUBLICIDADE

O juiz-corregedor do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), João Batista Barbosa, está alertando aos juízes das zonas eleitorais sobre a coleta de assinaturas para os fins de criação, extinção ou fusão de partidos. Segundo ele, é preciso observar para que estas assinaturas coincidam com as assinaturas das folhas de eleição para evitar fraudes. Um caso já está em apuração pelo Ministério Público e caso eles não encontrem indícios para oferecer denúncia, pode ser que ocorra investigação policial.

“A Corregedoria é mais ou menos um termômetro do que acontece nas zonas eleitorais. Algumas pessoas, não sabemos se são ligadas a partidos eleitorais ou não, estavam indo colher as assinaturas. Então resolvi baixar este provimento adotando algumas providências, para evitar este tipo de abuso e até resguardar os partidos políticos de algumas situações vexatórias”, explicou.

A determinação do juiz foi que a conferência das assinaturas se daria por semelhança, dadas as impossibilidades técnicas e práticas, pelos juízes de zonas eleitorais.

Como explicou o juiz, para a criação de um partido é necessária uma percentagem de assinaturas de eleitores e o que estava ocorrendo era que ao serem checadas as autenticidades destas, elas não batiam com aquelas impressas nas folhas de assinaturas.

“Devido à seriedade do ato, determinei que os chefes zonais teriam a obrigação de dizer se aquelas assinaturas postas em uma lista coincidiam com as assinaturas dos eleitores. Essa atestação dá ao partido político a quantidade mínima de eleitores que poderiam contribuir para a criação de novos partidos eleitorais. Aí então as assinaturas que conferirem por semelhança vão receber atestação do chefe do cartório na própria lista formulário”, afirmou.

De acordo com o juiz, caso as assinaturas não confiram, tal fato deve ser encaminhado para o Ministério Público para oferecer denúncia se for o caso. “Nos casos que a gente percebe que as assinaturas não conferem com o cadastro do eleitor nem com aquela assinatura posta na última lista de votação, então a gente manda para o Ministério Público apurar se houve prática de ilícito ou não”, afirmou. Este processo pode estar ocorrendo até o próximo dia 7 de setembro, último prazo para a criação de novos partidos, segundo o Supremo Tribunal Eleitoral (TSE).

“Quando tomamos conhecimento disso, imediatamente baixamos o provimento e barramos com isso vários atos que possivelmente estavam encaminhados para uma possível fraude. Recentemente tivemos o caso de um partido que, embora tenha sido aprovado, encaminhamos peça para ser apurada”, afirmou. De acordo com João Batista, isso não o autoriza a afirmar que o partido tenha cometido ilicitude. “O caso ainda está em apuração. Talvez o Ministério Público encontre indícios para oferecer denúncias e talvez peça investigação policial”, assegurou.

Prática não cria “fantasmas”

De acordo com o juiz-corregedor, João Batista Barbosa, a partir de uma prática irregular na obtenção de assinaturas, não há a possibilidade de serem criados eleitores fantasmas. “Hoje, com o título eleitoral feito eletronicamente e entregue na mesma hora na mão do eleitor, não existe mais esta possibilidade de um assinar pelo outro. É uma possibilidade que está afastada”, assegurou o juiz.

De acordo com ele, as imperfeições que ainda ocorrem no título eleitoral estão sendo, gradativamente, corrigidas através da identificação biométrica. “Ela já acontece em várias partes do Brasil e já aconteceu na eleição passada em Cabedelo e Pedras de Fogo. Pensamos que a partir daí vamos parar de vez com qualquer possibilidade de fraude eleitoral”, afirmou.

Segundo o juiz, a intenção do TSE é que até 2018 todo o país já esteja coberto pela eleição biométrica. “Isso é feito gradativamente. Foi experimentado em alguns municípios, deu certo, ampliou-se no último ano e a tendência agora é esta. A cada ano o TSE deve multiplicar o número de municípios que vão ter o alcance da eleição biométrica, para que até 2018 ela esteja implantada em todo o Brasil”, disse.

No entanto, a eleição biométrica não será ampliada na Paraíba e ocorrerá de novo apenas em Cabedelo e Pedras de Fogo. “Estamos percebendo que para as próximas eleições, o TSE não vai ter condições de ampliar a identificação biométrica em outros municípios da Paraíba. Vamos continuar apenas com os dois que já tem, por questão de ordem técnica do TSE. O material é caro que não foi adquirido no momento oportuno”, explicou.
 

 

 

Correio da Paraíba

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Cooperação internacional entre PF e polícia da Turquia resulta em prisão por exploração sexual infantojuvenil em Guarabira

Na manhã desta terça-feira (20), a Polícia Federal deflagrou a trigésima sétima fase da operação…

20 de janeiro de 2026

Warning: Trying to access array offset on value of type bool in /home/newpbagora/public_html/ext/accelerated-mobile-pages/components/loop/loop.php on line 538

Warning: Trying to access array offset on value of type bool in /home/newpbagora/public_html/ext/accelerated-mobile-pages/components/loop/loop.php on line 539

Warning: Trying to access array offset on value of type bool in /home/newpbagora/public_html/ext/accelerated-mobile-pages/components/loop/loop.php on line 540

Levantamento aponta que metade dos cursos de medicina da PB tem resultado insuficiente

O resultado do levantamento do Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica (Enamed), trouxe um…

20 de janeiro de 2026

Centro Cultural em João Pessoa abre mais de mil vagas para cursos e oficinas gratuitas

Oportunidade para se aprender a tocar um instrumento. O Centro Cultural em João Pessoa, localizado no…

20 de janeiro de 2026

Começam matrículas para alunos novatos em escolas municipais de Campina Grande

Com mais de 11 mil vagas disponíveis, a rede municipal de ensino de Campina Grande,…

20 de janeiro de 2026

Toffoli descarta deixar relatoria de investigação sobre Banco Master

O ministro Dias Toffoli, do STF (Supremo Tribunal Federal), tem dito a pessoas próximas que…

20 de janeiro de 2026

Levantamento nacional aponta JP como a 4ª capital do NE e a 9ª do Brasil com melhor funcionamento da máquina pública

O levantamento nacional realizado pelo Ranking de Competitividade dos Municípios (acesse: rankingmunicipios.org.br), divulgado ontem pelo…

20 de janeiro de 2026

Notice: ob_end_flush(): Failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/newpbagora/public_html/wp-includes/functions.php on line 5464

Notice: ob_end_flush(): Failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/newpbagora/public_html/wp-includes/functions.php on line 5464