Categorias: Política

Judiciário estadual volta as atividades na 4ª

O Pleno do Tribunal de Justiça da Paraíba realiza na próxima quarta-feira (13), a partir das 9h, sua primeira sessão de 2010. Do dia 20 de dezembro de 2009 a 6 de janeiro, o Tribunal de Justiça da Paraíba e as 77 comarcas estaduais funcionaram em regime de plantões, devido ao recesso forense.

O colegiado, que reúne os 19 desembargadores integrantes do TJPB e é presidido pelo desembargador Luiz Silvio Ramalho Júnior, tem em pauta 40 processos judiciais.

Nessa sessão, o novo projeto da Lei de Organização Judiciária do Estado (Loje) deverá ser apresentado ao membros do Pleno pela Comissão de Organização e Divisão Judiciária, formada pelos desembargadores Luiz Silvio Ramalho Júnior (presidente), Saulo Henriques de Sá e Benevides e João Benedito da Silva.

Segundo a Resolução nº 25/2009, que dispõe sobre a apreciação e aprovação, pelo Pleno do Tribunal de Justiça, de projeto de lei que instituir ou alterar a Lei de Organização Judiciária do Estado (Loje), ficou acordado que as emendas serão apresentadas, no prazo de 30 dias, à Comissão de Organização e Divisão Judiciária, por escrito e para cada dispositivo, vedada a apresentação de substitutivo integral do projeto.

No caso das emendas que importem em despesas, a Resolução estabelece que estas deverão indicar a rubrica orçamentária própria e a existência de recursos.

Ainda conforme a Resolução, o projeto da nova Loje será votado em bloco e aprovado por maioria simples dos membros efetivos do Tribunal Pleno. As emendas serão votadas como destaque, uma a uma, e agrupadamente quando forem relacionadas ao mesmo dispositivo. Desaprovada a emenda, prevalecerá, em qualquer hipótese, o texto original do projeto.

Câmaras- As Câmara Cíveis (2ª, 3ª e 4ª) voltam suas atividades plenárias nesta terça-feira (12), às 8h30. Já a 1ª Cível só retorna aos trabalhos na quinta-feira (14), também às 8h30. Entretanto, a Câmara Criminal retomou seu funcionamento na quinta-feira (7). Na ocasião, os membros do órgão fracionário, apreciaram 28 processos.

O recesso forense foi aprovado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), por meio da Resolução nº 08, e concedeu autonomia aos tribunais para que decidissem quanto a sua adoção. De acordo com a Resolução, não há sessões no Tribunal de Justiça nesse período e não correm os prazos nas instâncias de primeiro e de segundo graus.

 

 

TJPB

Últimas notícias

Vereador prevê adesões à base governista na CMJP com posse de Leo Bezerra na PMJP: “Esperamos melhorar a bancada”

O vereador de João Pessoa, Odon Bezerra (PSB) revelou a possibilidade de novas adesões à…

26 de janeiro de 2026

Após passar por audiência de custódia, cantor João Lima é encaminhado ao Presídio do Róger

Denunciado pela esposa por violência doméstica, o cantor João Lima passou por audiência de custódia…

26 de janeiro de 2026

Lucas Ribeiro considera precipitada a desistência de Ricardo Barbosa em Cabedelo

O vice-governador da Paraíba e pré-candidato ao Governo do Estado, Lucas Ribeiro (PP), considerou precipitada…

26 de janeiro de 2026

“Se ele não veio, deve ter tido motivo”, diz João Azevêdo ao negar rumores de distanciamento de Jhony Bezerra

O governador da Paraíba e pré-candidato ao Senado, João Azevêdo (PSB), negou nesta segunda-feira (26),…

26 de janeiro de 2026

Tio de João Lima, suplente de vereador de João Pessoa condena agressões do sobrinho contra a companheira

O músico e suplente de vereador de João Pessoa, Mô Lima (PP), tio do cantor…

26 de janeiro de 2026

Vai faltar água em vários bairros de João Pessoa nesta terça-feira; saiba quais

A Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa) vai realizar serviços de instalação de…

26 de janeiro de 2026