A Paraíba o tempo todo  |

José Alencar passou a noite bem e já recebe visita

O vice-presidente da República, José Alencar, continua internado neste domingo (5) no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. Ele chegou ao hospital no sábado (4) , por volta das 14h30 com fortes dores abdominais, provocadas por uma suboclusão intestinal. Alencar, que também é o presidente da República em exercício, passou bem a noite de sábado para domingo, de acordo com os médicos que o atendem.

 

Segundo informações da TV Globo, Alencar tomou chá e canja, e à noite já deve receber alimentação mais reforçada.

 

Após visitá-lo, na manhã deste domingo, o senador Romeu Tuma afirmou que ele está bem, conversa normalmente e tem vontade de ir embora.

 

“O médico diz que ele está bem já para ter alta. Enquanto conversava, ele estava sorrindo, muito alegre, muito tranquilo. Mas está desesperado para voltar a Brasília, porque está no exercício da presidência e tem dezenas de atos para ele assinar. O médico suspendeu os remédios. Saio daqui muito feliz em vê-lo recuperado”, disse o senador Tuma.

Tuma disse que Alencar falou sobre assuntos diversos. “Piada ele não contou. A gente conversou um pouco sobre política”, disse. Alencar está no hospital acompanhado por sua esposa, dona Marisa Alencar.

 

Boletim médico divulgado pelo hospital na tarde deste domingo informou que o paciente recupera-se bem, alimenta-se normalmente e apresenta um bom quadro de saúde geral, continuando em observação.

O boletim médico divulgado pelo hospital às 19 horas de sábado informou que Alencar foi internado com quadro de “suboclusão intestinal, está estável e em boas condições gerais” e que após a realização de exames laboratoriais e de imagens, os médicos optaram pelo tratamento clínico.

O vice-presidente está sob os cuidados dos médicos Paulo Hoff (oncologista clínico), Roberto Kalil Filho (cardiologista) e Raul Cutait.

 

No sábado, o hospital informou que Alencar reagiu bem à hidratação que recebeu por meio de soro.

 

O vice Alencar está no exercício da Presidência porque o presidente Luiz Inácio Lula da Silva viajou para a Europa, onde na próxima semana participará de reunião da cúpula do G-8.

 

Causa da dor

De acordo com informações da TV Globo, a equipe médica, que inicialmente informou que uma das alças do intestino estava sendo pressionada por um tumor, cogita outras hipóteses para o quadro.

 

A dor pode ter sido causada ainda ou por uma inflamação do intestino; há ainda a possibilidade de que as alças tenham grudado entre si – isso acostuma ocorrer em pacientes que já passaram por várias cirurgias.

 

O vice-presidente iniciou no dia 22 de junho, em Houston, nos Estados Unidos, a segunda etapa do tratamento com um novo medicamento em fase de pesquisa contra o câncer.

 

Em maio, Alencar obteve autorização para participar, como voluntário, do tratamento realizado no hospital MD Anderson, referência no tratamento contra a doença. O tratamento no Brasil é acompanhado pelo oncologista Paulo Hoff.

Diferentemente da quimioterapia, o remédio ataca apenas as células que provocam o tumor, evitando que elas continuem a agir. O medicamento já foi testado, com sucesso, em 30 pacientes.

 

Histórico da doença

 

O vice-presidente luta contra o câncer desde 1997. Em janeiro deste ano, ele passou por uma cirurgia para a retirada de tumores no abdome, com duração de cerca de 18 horas. Ficou 27 dias internado, nove deles na Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

Em 31 de março, o vice-presidente voltou a São Paulo para um procedimento de troca de um tubo plástico colocado dentro da alça de intestino, que substitui seu ureter desde a cirurgia. No início de maio, exames comprovaram a volta de tumores na região abdominal.

G1

 

 

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe