A Paraíba o tempo todo  |

João Pessoa reune oito presidentes de câmaras

Presidentes e vereadores de Câmaras de oito municípios da Grande João Pessoa deverão estar reunidos, na manhã desta quinta-feira (2), a partir das 10h30, no plenário do Poder Legislativo da Capital, para participar da sessão especial que vai discutir a Região Metropolitana de João Pessoa. Os prefeitos das oito cidades (Bayeux, Santa Rita, Cabedelo, Conde, Alhandra, Caaporã, Lucena e Cruz do Espírito Santo Tavinho) também estão sendo aguardados no encontro.

O vereador Tavinho Santos (PTB), líder do prefeito Ricardo Coutinho (PSB) na Câmara pessoense e autor da proposta de realização da sessão especial, adianta que o encontro vai servir para o debate de parcerias e projetos (nas áreas da educação, saúde, transporte, turismo, entre outros) que podem ser executados em conjunto entre os municípios que compõem a Região Metropolitana.

Durante a sessão, Tavinho vai lançar o ‘Parlamento Metropolitano’ e o ‘Fórum Permanente da Região Metropolitana’, que terão o objetivo de debater temas comuns nas Casas Legislativas dos municípios envolvidos.

Também foram convidados para a sessão os representantes da Superintendência de Transporte e Trânsito da Capital (STTrans), do Departamento de Estrada e Rodagem (DER), do Sindicato de Transporte de João Pessoa, da Associação das Empresas de Transporte Coletivo de João Pessoa (AETC-JP) e do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit).

Transportes

A discussão da Região Metropolitana da Capital tem como ponto de partida a implantação da integração nos transportes públicos (bilhetagem eletrônica e integração temporal) nos municípios que compõem a Grande João Pessoa. A integração teve início há poucas semanas com a assinatura de um protocolo de intenções entre o prefeito da Capital, Ricardo Coutinho, e os demais prefeitos da região.

“Vamos discutir, como agentes políticos, assuntos que possam melhorar nossas cidades”, prevê Tavinho, acrescentando: “Estamos vivenciando um momento histórico, porque estamos vendo vontade política para a instalação de vez da Região Metropolitana de João Pessoa”.

Metrô

Ainda em relação aos transportes de massa, Tavinho ressalta a importância da instalação na cidade de João Pessoa do metrô de superfície, com a total integração dos ônibus urbanos com o transporte de trens de passageiros. Com a malha ferroviária já existente e a construção de novos ramais, além dos investimentos público-privado, pode-se integrar o transporte de trem da região Norte com as regiões Sul e Oeste da cidade.

Em relação à sua idéia do metrô de superfície na cidade, Tavinho diz que esse meio de transporte é uma necessidade urgente. “Temos que lutar por esse transporte de massa”.
 

Assessoria

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe