A Paraíba o tempo todo  |

João nomeia ex-presidente substituto da Embratur para Secretaria de Turismo

O novo secretário executivo de turismo do Estado é Gilson de Andrade Lira. Ele foi diretor de Mercados Internacionais da Embratur, de 2014 a 2016; e Diretor de Inteligência Competitiva e Promoção Turística da Embratur, de 2016 a 2019 e presidente substituto da Embratur, atendendo a coletivas de imprensa e gestão do órgão.

Segundo foi especulado a nomeação se deu devido ao governador ter observado a vasta experiência de Gilson na área de promoção turística, que inclui gestão de inteligência competitiva, apoio à comercialização e organização de eventos nacionais e internacionais.

Na Embratur, trabalhou na elaboração da estratégia de atuação do Instituto no exterior baseada em inteligência competitiva; na articulação com o Itamaraty (MRE), embaixadas e consulados para promoção do destino Brasil; na interlocução com entes associativos brasileiros e estrangeiros (BRAZTOA, ABAV, ANEPE, ABETA, BLTA e etc.) para diversificação da oferta, com foco em segmentos e nichos turísticos; na negociação de parcerias com o setor público e privado, que incluiu ministérios, associações e companhias aéreas. Alias, teve forte atuação nas negociações para a chegada do primeiro voo internacional direto e regular entre João Pessoa e Buenos Aires (Argentina). E esteve presente, também, no processo de ligação dos voos entre Paris e Fortaleza (CE) operados pela KLM/Air France, bem como da captação do primeiro Low Cost (voo de baixo custo) para o Brasil; voo de Londres para o Rio de Janeiro operado pela empresa da Noruega, Norwegian. A propósito, essa foi sua última missão internacional em que participou representando a Embratur.

Gilson é formado em Comunicação Social pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB); e pós-graduado em Marketing e Recursos Humanos, também pela UEPB. Recebeu certificação em Gestão Estratégica de Liderança – APG, Amana – Key.

Tem a sua carreira caracterizada por importantes resultados na gestão de projetos e pessoas. Foi contemplado com o “Prêmio Alta Gestão 2015” – Considerado o Oscar da alta gestão no Brasil, premiação destinada a personalidades do mundo corporativo, lideranças empresariais e diretores de instituições no Brasil. Coordenou os livros: “Empreendedorismo”, “PNL nas Organizações” e “Bíblia do Coaching”, publicados pela Editora Leader – SP.

E também exerceu o cargo de Secretário de Desenvolvimento Econômico da Prefeitura de Campina Grande, de 2007 a 2009 e de 2010 a 2012, tendo exercido a função, entre 2009 e 2010, de Secretário Executivo do Gabinete do Prefeito.

Ato:

 

Redação

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe