Em entrevista concedida nesta terça-feira (18) ao programa Arapuan Verdade, o governador João Azevêdo (PSB) esclareceu que não há qualquer atrito com o presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba, Adriano Galdino (PSB), após a aprovação do nome de Alana Galdino para a vaga de conselheira no Tribunal de Contas do Estado (TCE). A nomeação de Alana, a primeira mulher a ocupar o cargo no TCE-PB, gerou especulações sobre possíveis desentendimentos entre o Executivo e o Legislativo.
Azevêdo fez questão de reforçar que a escolha da primeira vaga para o TCE foi uma prerrogativa exclusiva da Assembleia Legislativa, sem qualquer interferência do governo estadual. “Não há nenhum arranhão. Nenhum tipo de problema entre mim e o Presidente da Assembleia com relação a isso. Eu disse várias vezes que a indicação inicial dessa primeira vaga era da Assembleia Legislativa. E cabe à Assembleia fazer a escolha do nome, que eu não faço o julgamento de nomes”, afirmou o governador.
De acordo com Azevêdo, o processo de indicação e aprovação dos nomes é uma responsabilidade tanto da Assembleia quanto do Tribunal de Contas, e não há interferência externa nesse processo. “A escolha é da Assembleia, a aprovação da Assembleia, que encaminha para o Tribunal de Contas, e o Tribunal de Contas faz a análise em cima dos critérios que são estabelecidos e dá posse ou não. Isso é uma questão do Tribunal de Contas junto com a Assembleia. Isso deixo de uma forma muito clara”, ressaltou.
Na sequência, o governador foi questionado sobre a possibilidade de participação do Executivo nas discussões das próximas vagas para o TCE. Azevêdo confirmou que já houve discussões políticas sobre o assunto e deixou claro que o governo estadual terá voz nas escolhas. “Nós discutimos politicamente a possibilidade de as próximas vagas, nós estarmos participando da discussão. Isso está muito claro para mim. Isso está muito claro. Já houve uma discussão nesse sentido. De que vamos participar das discussões”, afirmou.
Na entrevista, Azevêdo reforçou seu compromisso com a transparência e a colaboração entre os Poderes, destacando a importância de um diálogo contínuo e produtivo para as escolhas que envolvem a gestão pública no Estado.
PB Agora
Acompanhe o PB Agora nas redes:
As inscrições no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2026 terminam às 23h59 desta sexta-feira (23). É a…
A Polícia Federal (PF) iniciou nesta sexta-feira (23) a Operação Barco de Papel, dentro das investigações sobre o Banco…
Um caso chamou a atenção da imprensa paraibana na tarde de ontem (22), ocorre que…
O Treze conquistou a segunda vitória no Campeonato Paraibano 2026 e segue 100% na competição.…
Levantamento nacional divulgado ontem (22), pelo Instagram especializado em economia @econdescomplicada, elaborado Índice Fipezap, que…
A ministra da Cultura, Margareth Menezes, cumpre agenda oficial em João Pessoa hoje (23), para…