João Azevêdo destaca importância do Orçamento Democrático e lamenta descaracterização de ferramenta em JP
Presente ao lançamento do calendário do ciclo de audiências regionais do Orçamento Democrático Estadual (ODE) para 2016, na manhã desta terça-feira (15), o secretário João Azevêdo, pré-candidato do PSB à prefeitura de João Pessoa, destacou a ferramenta como o maior instrumento de planejamento do Governo da Paraíba, mas que foi descaracterizado pela gestão Luciano Cartaxo (PSD), em João Pessoa.
Uma das reclamações de Azevêdo se deve ao fato de o prefeito Luciano Cartaxo disponibilizar, através da internet, um canal de reivindicações da população, impedindo o “cara a cara” entre população e prefeitura.
“O Orçamento Democrático é um instrumento de empoderamento da população, é um instrumento que acima de tudo tem que ter a participação do prefeito, de todos os secretários, numa troca direta com a população, no cara cara, no olho no olho, fazendo o jogo da verdade, dizendo o que é possível ser executado e o que não é possível ser executado a momento. A partir do momento que você transforma isso num instrumento em que se pode fazer pleitos pela internet, você esta alterando a configuração da ferramenta, impedindo que o cidadão possa se expressar diretamente ao gestor da maior da cidade da Paraíba, no cara a cara, com toda a comunidade e os representantes dos bairros. É uma descaracterização total”, desabafou.
O secretário destaca ainda que o que é firmado em uma audiência deve ser cumprido e posteriormente prestado contas.
“Fazer orçamento democrático apenas para ouvir a população e não cumprir, não serve absolutamente de nada. Aquilo que é priorizado pela população precisa ser cumprido, e o que esta acontecendo hoje é a perda da credibilidade que está muito baixa, porque as ações que são definidas como prioridades não acontecem no ano seguinte, diferente do orçamento democrático do estado em que, cada reunião que vai ter agora, nós fazemos uma prestação de contas de tudo aquilo que foi pleiteado no ano anterior, aquilo que foi executado e ouvimos a população para o ano seguinte, é dessa forma que se faz o orçamento democrático”, disse.
Conforme João, na Paraíba, desde 2011, mais de R$ 60 milhões foram investidos em obras, atendo apenas às demandas do Orçamento Democrático.
“Ao longo desses anos todos foram mais de R$ 60 mi em obras, solicitadas pelo OD, investimentos que foram feitos nas 14 regiões do Estado, e que o governador participa coordenando cada encontro, em uma troca muito grande de experiência e que acima de tudo de condução de direcionamento que o estado precisa fazer”, ressaltou.
Em completou: “O Orçamento Democrático é sem sombra de dúvidas o maior instrumento de planejamento que o Governo do Estado dispõe para elaborar os seus orçamentos e apresentar propostas para a sociedade, buscando na própria sociedade os pleitos, os anseios dessa população. Hoje é um dia festivo e que se começa mais um ciclo e que com certeza vamos continuar dando respostas à população”.
PB Agora
Acompanhe o PB Agora nas redes:
O Estado da Paraíba ganhará em 2026 o Memorial Mestre Sivuca. O Governo do Estado…
Nessa quarta-feira (31), uma guarnição do 5º Batalhão da Polícia Militar foi acionada pelo Centro…
Após ser adiado pela Caixa Econômica Federal, o sorteio da Mega da Virada foi realizado…
Empossada como nova presidente da Câmara Municipal de Bayeux, a vereadora Jays de Nita usou…
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes negou nesta quinta-feira (1º) o…
O ganhador da Mega da Virada em João Pessoa pode ser morador do bairro de…