Por pbagora.com.br

O secretário estadual de Recursos Hídricos, João Azevedo, comentou nesta sexta-feira (03) sob o prazo que o atual sistema de abastecimento para Campina Grande através do manancial Epitácio Pessoa tende a suportar. A cidade está sob regime de racionamento e de acordo com o secretário o açude suporta ainda seis meses nesse regime.

A Cagepa trabalha hoje, conforme esclareceu, para garantir água de qualidade a esses municípios até junho/julho deste ano. Em razão de crise hídrica, a Paraíba segundo ele, tem 14 municípios em situação de alerta; outros 50 em racionamento, entre estes Campina Grande, segunda maior cidade do estado; e 40 onde os sistemas de abastecimento já entraram em colapso. Em 15 cidades o fornecimento não é operado pela empresa.

“O abastecimento para Campina Grande, sob o racionamento aguenta seis meses o que ocasionalmente vai casar com a chegada das águas da transposição até Boqueirão”, afirmou.

Azevedo lembrou que no tocante ao Sertão as obras da Transposição estão atrasadas, onde no Eixo Norte está passando no trecho de onde a construtora Mendes Júnior deixou a obra, por um processo de licitação.

“Isso vai fazer que s águas no Eixo Norte só cheguem na Paraíba em dezembro deste ano. E claro esse tempo todo vai gerar algumas dificuldades se nesse tempo não tivermos chuvas. Aguardamos uma chuva regular entre fevereiro e março para amenizar a situação de crise no Sertão”, disse Azevedo destacando ainda que a crise hídrica ainda é muito séria.

 

PB Agora

Notícias relacionadas

Filiado ao PSC, Léo Gadelha trata aliança com família Cunha Lima em 2022 como “caminho natural”

O deputado federal Leonardo Gadelha (PSC) inicia um período de quatro meses como titular do mandato parlamentar, em substituição a Ruy Carneiro (PSDB), que se licenciou. Ele afirmou, em entrevista…

Por aglomeração na fila da vacina em JP, vereador protocola denúncia no MPPB

O vereador de João Pessoa, Marcos Henriques (PT), protocolou nesta terça-feira (13) uma denúncia contra a Prefeitura Municipal de João Pessoa por conta da grande aglomeração ocorrida hoje no Espaço…