Categorias: Política

Jackson Macêdo volta a defender candidatura de Cícero em 2026 pela situação: “Tem hoje o maior respaldo popular”

O presidente ainda em exercício do Partido dos Trabalhadores (PT) da Paraíba, Jackson Macêdo, voltou a avaliar que, no atual cenário político, a candidatura mais viável ao Governo da Paraíba é a do prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (PP).

Em entrevista ao programa à rádio 100.5 FM, Jackson destacou que as pesquisas de intenção de voto colocam o gestor da capital em posição de destaque dentro do campo político aliado ao governador João Azevêdo (PSB) e ao presidente Lula (PT) e por isso, ao seu ver, seria um nome capaz de unificar esse campo.

“O PT deve tomar a decisão avalizada pela direção nacional de apoiar uma candidatura que esteja no nosso palanque, e eu tenho dito que defendemos um nome capaz de unificar esse campo que é liderado por João Azevêdo e que apoia o presidente Lula. Agora, as pesquisas têm mostrado que a candidatura de Cícero é a mais viável desse campo. Ele provavelmente chegará perto dos 30% até dezembro. É muito difícil convencer alguém que tenha 30% das intenções de voto um ano antes da eleição a não ser candidato”, afirmou.

Macêdo ressaltou que a prioridade do PT é a manutenção da unidade entre os partidos progressistas, sob pena de abrir espaço para a vitória da oposição. Para ele, é papel do governador João Azevêdo articular essa composição.

“Se esse campo não sai unificado, ou seja, PSB, PT, PCdoB, PV, Rede, Republicanos e Progressistas, há um risco grande de perder a eleição. A grande missão do governador João Azevêdo é unificar esse campo e construir um palanque em torno do presidente Lula”, disse.

O dirigente também avaliou os nomes de outros possíveis candidatos do grupo governista. Ele reconheceu a relação histórica de Adriano Galdino (Republicanos) com o PT e considerou sua candidatura “interessante”, mas ponderou que o presidente da Assembleia Legislativa teria dificuldades de viabilizar o projeto dentro da base. Em relação ao vice-governador Lucas Ribeiro (PP), Macêdo não descartou diálogo.

“O sentimento pessoal é que a candidatura de Adriano Galdino seria interessante para o PT, mas é difícil que ele consiga viabilizar dentro do grupo. Do ponto de vista eleitoral, a candidatura de Cícero tem hoje o maior respaldo popular. Quanto a Lucas Ribeiro, eu nunca conversei com ele, mas logicamente haverá essa oportunidade. Ainda assim, o que defendo é a unidade em torno do projeto que apoia Lula”, declarou, complementando:

“Não adianta ganhar aqui o governo do estado e Lula perder a reeleição. O mais importante é ter um palanque na Paraíba que fortaleça a campanha presidencial. Nesse cenário, o candidato que unificar o campo e melhor se identificar com nosso projeto será o que o PT apoiará já no primeiro turno”, concluiu.

Últimas notícias

“Não tenho interesse em transformar dor em espetáculo” diz Raphaella Brilhante ao se pronunciar sobre agressões

A médica e influenciadora Raphaella Brilhante, que denunciou o esposo, o cantor João Lima, por…

24 de janeiro de 2026

Prefeitura de Mulungu cancela show de João Lima após denúncias de violência doméstica

A Prefeitura de Mulungu, município localizado no Agreste da Paraíba, anunciou neste sábado (24) o…

24 de janeiro de 2026

Secretária cobra rigor do Judiciário para fortalecer confiança das mulheres na denúncia

A secretária das Mulheres e da Diversidade Humana da Paraíba, Lídia Moura, manifestou solidariedade neste…

24 de janeiro de 2026

Casados há apenas 2 meses, médica influenciadora denuncia cantor por violência doméstica em João Pessoa

Na manhã deste sábado (24), a médica e influenciadora digital Raphaela Brilhante prestou depoimento na…

24 de janeiro de 2026

Após denúncia de violência, João Lima apaga fotos da esposa e desativa comentários, mas ganha seguidores

O cantor João Lima, denunciado pela esposa, a médica e influenciadora Raphaella Brilhante, por violência…

24 de janeiro de 2026

Em nota, defesa de Raphaella Brilhante reforça necessidade de medidas protetivas e combate à cultura de violência doméstica

A defesa da médica e influenciadora Raphaella Brilhante divulgou, neste sábado (24), uma nota oficial…

24 de janeiro de 2026