A Paraíba o tempo todo  |

Interlegis ganha o nome de Ronaldo Cunha Lima

 Passa a se chamar Edifício Senador Ronaldo Cunha Lima o espaço físico do Senado onde funciona o Interlegis — programa de modernização e integração do Legislativo nos níveis federal, estadual e municipal. A mudança foi aprovada terça-feira no Plenário do Senado, com o projeto de resolução (PRS) 50/12, de José Agripino (DEM-RN).

Quando a homenagem ao ex-senador e ex-governador da Paraíba foi aprovada na Comissão de Educação e Cultura (CE), motivou um discurso de agradecimento do senador Cássio Cunha Lima (PSDB-PB), filho do homenageado.

— A saudade é imensa, e enorme é a emoção pela homenagem a esse humanista que, ao longo de sua trajetória, se dedicou não apenas à implantação, mas também ao bom desempenho do ­Interlegis — disse Cássio.

O senador destacou que o Interlegis tem propiciado a muitas casas legislativas acesso a equipamentos de informática, programas para bom funcionamento e treinamento.

Ronaldo Cunha Lima (1936-2012) nasceu em Guarabira, a 145 quilômetros de João Pessoa. Aos 12 anos já escrevia poesias e pouco depois participou de movimentos estudantis. Antes de se formar em Ciências Jurídicas, trabalhou como vendedor de jornais, em fábrica de vassouras, como garçom, como cobrador e como funcionário de cartório. Lançou vários livros de poesia e tornou-se membro da Academia Paraibana de Letras.

Em 1959, foi o vereador mais votado de Campina Grande. Em 1962 elegeu-se deputado estadual, reelegendo-se em 1966. Em 1968 ganhou a eleição para prefeito daquele municípío, mas 43 dias após a posse foi cassado pelo AI-5. Anistiado em 1982, foi novamente eleito prefeito para o período de 1983 a 1989. Foi também governador da Paraíba de 1991 a 1994, senador de 1995 a 2002 e deputado federal de 2003 a 2007.

Morreu em 7 de julho de 2012, aos 76 anos, devido a câncer no pulmão, deixando quatro filhos.

Agência Senado

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe