Foto: Acervo Câmara dos Deputados
O blog do jornalista Valdo Cruz, do G1, repercutiu nesta sexta-feira (9) bastidores da atuação do presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), ao colocar em votação a resolução que suspende a ação penal sobre os atos golpistas de 8 de janeiro. Segundo a publicação, Motta enviou um recado direto ao Supremo Tribunal Federal (STF) e fez um gesto à oposição bolsonarista.
A decisão de levar a proposta ao plenário ocorreu após a Primeira Turma do STF alertar que a resolução era inconstitucional. Motta, porém, criticou o que classificou como “interferência antecipada” do Supremo em prerrogativas do Legislativo, como no caso das emendas parlamentares.
Nos bastidores, o presidente da Câmara teria admitido que a medida será barrada no STF, dizendo a aliados: “Não vai dar em nada”. No entanto, ao colocá-la em votação, transferiu o embate para o Judiciário, atendendo também a pressões do PL, partido que apoiou sua eleição e cobrava uma resposta por ele ter travado a votação do projeto que anistia os envolvidos nos ataques de 8 de janeiro.
Motta também demonstrou incômodo com a forma como o ministro Flávio Dino reagiu às declarações do líder do PL, Sóstenes Cavalcante, sobre um suposto acordo para a divisão de emendas de comissões.
A resolução aprovada pelos deputados suspende a ação penal que envolve o deputado Alexandre Ramagem (PL-RJ), estendendo seus efeitos a outros réus, inclusive o ex-presidente Jair Bolsonaro — o que é visto como inconstitucional pelo STF. O julgamento no plenário virtual foi marcado por Cristiano Zanin, a pedido de Alexandre de Moraes, e ocorrerá entre esta sexta-feira (9) e terça-feira (13).
Redação
Acompanhe o PB Agora nas redes:
Após 16 anos, o Corinthians voltou a ser campeão da Copa do Brasil neste domingo…
O diretório estadual do Partido Socialista Brasileiro (PSB) emitiu, na tarde deste domingo (21), nota…
Imagine uma perna cabeluda atacando as pessoas com chutes e rasteiras. O medo seria grande.…
A Prefeitura de Campina Grande, por meio do Sine Municipal e da Secretaria de Assistência…
O Sistema Nacional de Emprego da Paraíba (Sine-PB), a partir desta segunda-feira (22), ofertará 512 vagas de emprego…
Na madrugada deste domingo (21), a polícia prendeu em flagrante um homem suspeito de agredir…