A Paraíba o tempo todo  |

INDIGNADO: Deputado da PB rebate declarações de Lula: “Já tem prefeito com calo nos pés”

REAÇÃO: Deputado paraibano rebate indignado declarações do presidente Lula e se queixa: “Tem prefeito com calo nos pés de tanto ir a Brasília”

O deputado Francisco de Assis Quintans (DEM) criticou duramente a falta de eficiência por parte do Governo Federal na liberação dos recursos dos projetos apresentados pelos governadores e prefeitos. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem atribuído aos prefeitos e governadores a responsabilidade pela captação de recursos, através de projetos que referenciem as necessidades fundamentais e indispensáveis do povo.

Na prática, porém, segundo o parlamentar, o que se percebe é uma distância muito grande entre o pregado pelo presidente da República e o que o seu Governo faz em apoio aos projetos apresentados por prefeitos e governadores.

Afirma, no entanto, que não pode deixar de ressaltar as notáveis obras que estão sendo implantadas pelo Governo Federal, a exemplos da Transnordestina e da Transposição do Rio São Francisco.

Peregrinação a Brasília

Ao justificar as dificuldades na apresentação de projetos e a liberação dos recursos, o deputado cita um caso concreto. Trata-se do prefeito de Santa Luzia, Ademir Morais (DEM), que está de “calos nos pés” de andar para Brasília na tentativa, até agora frustrada, de liberar os recursos orçados em aproximadamente 20 milhões de reais, dos quais 13 milhões são de emendas parlamentares, destinados à implantação do esgotamento sanitário do seu município. Lembra ainda que tais recursos sequer foram empenhados.

Segundo o deputado Quintans, o projeto apresentado ao Governo Federal pela prefeitura de Santa Luzia, foi elaborado pela empresa Arco Projetos de Engenharia Ltda e aprovado pela FUNASA e Governo do Estado (Cagepa, Sudema e SEPLAG), portanto dentro dos parâmetros a técnicos necessários.
Diante do exemplo acima, Quintans faz a seguinte indagação: “Esgotamento sanitário é ou não é um projeto que referencia as necessidades fundamentais e indispensáveis do povo?”. Em seguida, conclui: “Dessa forma, fica latente a distância entre o que prega o presidente da República e o que seu Governo realiza nos pequenos e médios municípios”.

 

Redação
 

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe