A Paraíba o tempo todo  |

Imprensa nacional aponta senador Raimundo Lira como mais cotado para assumir CCJ

O presidente do Senado, Eunício Oliveira (PMDB-CE), confirmou neste sábado 04, ao portal Diário do Poder na coluna do jornalista Claudio Humberto que o nome preferido para ocupar o comando da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) do Senado é o do paraibano Senador Raimundo Lira (PMDB).

Segundo a coluna, o preferido do presidente do Senado, Eunício Oliveira, para a CCJ, é Raimundo Lira (PB), com Antônio Anastásia (PSDB-MG) de vice. A comissão é a responsável por analisar as escolhas de novos ministros do STF e sabatinará o substituto do ministro Teori Zavascki no Supremo Tribunal Federal (STF), tão logo o nome seja indicado pelo presidente Michel Temer.

A CCJ é uma comissão estratégica em relação à Operação Lava-Jato. Além do papel decisivo na aprovação de leis que podem afetar as investigações — anistia para caixa dois eleitoral e nova lei de abuso da autoridade, por exemplo —, pode inviabilizar o nome indicado para substituir Teori Zavascki ao sabatiná-lo. Há precedentes. O último ministro do STF indicado pela ex-presidente Dilma Rousseff, Luiz Edson Fachin, em 2015, passou por um verdadeiro pelourinho. Seu nome chegou ao Senado no dia 22 de abril e somente foi aprovado no plenário em 19 de maio, depois de duramente questionado na CCJ pelo senador Ricardo Ferraço (PSDB-ES). Ironicamente, Fachin é um dos nomes mais cotados para ser o novo relator da Lava-Jato.

Redação

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe