Categorias: Política

Impedimento eleitoral pode atrasar votação da PEC 31 e retorno de 500 policiais licenciados às ruas

PUBLICIDADE

O plenário da Assembleia Legislativa da Paraíba virou palco de um grande bate boca na sessão desta terça-feira (11). Tudo por conta da apreciação da PEC 31, de autoria do deputado estadual Janduhy Carneiro (PTN), que prevê o retorno de pelo menos 500 policiais militares à atividade, como uma alternativa para aumentar a segurança pública estadual.

O projeto gerou divergências entre os parlamentares, que contestaram a legalidade da proposta. Diante do impasse, os parlamentares decidiram fazer uma consulta ao Tribunal Regional Eleitoral para avaliar a legalidade da matéria, seja pelo seu teor, seja pela implantação no período eleitoral.
Apesar de ter sido ventilada a votação, a matéria foi retirada da pauta do dia por determinação da Mesa Diretora, que temia possíveis choques junto à legislação eleitoral.

O líder dos policiais que aguardam na justiça a volta ao trabalho, Walter Lima, explicou que a categoria ressalta que a convocação desses 500 policiais para retornar às ruas seria um retorno temporário, enquanto os novos militares que serão convocados através do concurso público não concluem o Curso de Formação.

“Fazemos um apelo à justiça eleitoral em prol da segurança pública, não seria uma definição, mas apenas uma alternativa enquanto os novos policiais não são convocados”, explicou.

ENTENDA A PEC 31


O Projeto de Emenda Constitucional do deputado estadual Janduhy Carneiro (PTN), que possibilita consertar um erro histórico cometido pelo Governo da Paraíba contra mais de 500 policiais e bombeiros militares, está perto de ser aprovado.

Os sete membros da Comissão Especial da Assembleia Legislativa da Paraíba já deram parecer favorável, por unanimidade, à PEC 31/201.

A matéria acrescenta o Artigo 48-A e atualiza o texto da Constituição do Estado da Paraíba, incluindo normas de disciplinamento aos integrantes da Polícia Militar da Paraíba (PMPB) e do Corpo de Bombeiros Militar, inclusive, permitindo o retorno dos militares licenciados às corporações. A PEC já foi aprovada pela Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) e agora será submetida à apreciação dos parlamentares, em plenário.

“A PEC dos policiais militares visa regularizar a situação desses homens que solicitaram licença, mas que não foram legalmente licenciados, uma vez que para ter validade elas teriam que ter sido publicadas no Diário Oficial, o que não aconteceu. Por esse motivo essas licenças não existem, pois estão formalmente e juridicamente irregulares”, esclareceu o deputado.

Solidariedade parlamentar – A proposta recebeu o apoio, em plenário, dos deputados Toinho do Sopão, Ivaldo Costa e Anísio Maia que se pronunciaram sobre a PEC 31 e parabenizaram o deputado Janduhy Carneiro pelo ato de lutar para reverter a situação desses pais de famílias, sendo aplaudidos por dezenas de militares que ocuparam as galerias da Assembleia Legislativa na manhã dessa terça-feira.

“A reintegração desses militares não irá resultar em gastos aos cofres públicos, pois com uma simples reciclagem estarão todos prontos para combater o crime na sociedade, e sabemos que é de interesse de todos”, finalizou o deputado Janduhy Carneiro.



Com informações de Henrique Lima

PB Agora

 

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Morte de presidente do Irã: corpo é identificado, e vice assume governo

O presidente iraniano, Ebrahim Raisi, morreu aos 63 anos na queda de um helicóptero, confirmou…

20 de maio de 2024

Primeira audiência do Caso Padre Zé ocorre nesta segunda-feira em João Pessoa

A primeira audiência de instrução do "Caso Padre Zé" ocorre esta segunda-feira (20) no Fórum…

20 de maio de 2024

Eleições de 2024 já começam a provocar os primeiros rachas familiares

Com a proximidade do período eleitoral deste ano, os atritos e rompimentos entre aliados vêm…

20 de maio de 2024

Inmet emite alertas de chuvas para 71 cidades da Paraíba válidos até esta 2ª

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu dois alertas de perigo de acumulado de chuvas…

20 de maio de 2024

Concurso para professor da UFPB tem inscrições abertas a partir de hoje

As inscrições no concurso para professor da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), iniciam hoje (20).…

20 de maio de 2024

Chuva causa alagamentos em vários bairros da cidade de Patos

As fortes precipitações registradas na cidade de Patos, na Paraíba, ontem (19), ocasionaram alagamentos em…

20 de maio de 2024