A Paraíba o tempo todo  |

IBOPE quebra silêncio e responde acusação do PSB

EXCLUSIVO: IBOPE envia nota ao PB Agora e responde o questionamento do PSB sobre suposta fraude na pesquisa eleitoral da Paraíba; saiba o motivo!

Instituto diz que vantagem de Maranhão na Paraíba se dá devido a associação a imagem de Lula.

"Conforme detectado pelo IBOPE em vários outros Estados, foi mais favorável a candidaturas associadas com o Presidente Lula, como parece ser o caso da candidatura de Zé Maranhão", explicou

 

Após um trabalho de apuração, o portal PB Agora conseguiu obter a resposta do IBOPE sobre a suposta fraude envolvendo a recente pesquisa eleitoral divulgada na Paraíba e que dá uma vantagem de 20 pontos pró Maranhão.

O Instituto de Inteligência encaminhou na tarde desta segunda-feira (30), ao portal PB Agora a nota da assessoria de imprensa a respeito da acusação de uma suposta fraude na pesquisa eleitoral para o Governo do Estado realizada pela TV Cabo Branco na sexta-feira (27).

Nesse momento da campanha, as oscilações ocorridas nos parecem totalmente dentro da normalidade.
 

Segue abaixo nota na integra:

O IBOPE Inteligência informa que realizou pesquisa sem fins de divulgação no Estado da Paraíba entre os dias 21 e 23 de agosto e entrevistou 812 eleitores do Estado. Pelo seu período de campo, essa pesquisa – que não está registrada – ouviu eleitores expostos apenas ao programa eleitoral do dia 20 de agosto e, em parte, também o do dia 22.

Já entre os dias 24 e 26 de agosto o IBOPE Inteligência realizou outra pesquisa para divulgação, contratada pela TV Cabo Branco, com 1.204 entrevistas. Portanto, o período de campo dessa pesquisa conseguiu captar melhor o impacto da propaganda eleitoral dos candidatos, uma vez que nesse espaço foram exibidos três dias de programas de candidatos ao governo da Paraíba. O contexto nesses últimos dias, conforme detectado pelo IBOPE em vários outros Estados, foi mais favorável a candidaturas associadas com o Presidente Lula, como parece ser o caso da candidatura de Zé Maranhão.

Nesse momento da campanha, as oscilações ocorridas nos parecem totalmente dentro da normalidade.

Outro ponto importante de ser observado é que, com apenas dois candidatos fortes nessa disputa eleitoral, a mudança ocorrida aparece como se os dois já estivessem no segundo turno: qualquer oscilação de um ponto para um gera movimento inverso para o outro e dobra a distância entre eles.

Permanecemos à inteira disposição, por meio de nossa assessoria de imprensa e área de comunicação institucional (contatos abaixo), para o esclarecimento de dúvidas sobre o IBOPE.

Clique aqui e confira

 

""

 

Entenda a acusação do PSB sobre a suposta fraude no IBOPE:

A coligação ‘Uma Nova Paraíba’, encabeçada pelo candidato ao Governo do Estado Ricardo Coutinho, informou através da assessoria que entrará nesta segunda-feira, 30, com uma representação junto ao Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba contra a pesquisa Ibope divulgada pela TV Cabo Branco no último dia 27. A coligação afirma possuir provas de que a pesquisa foi adulterada.

“A pesquisa comprova a total ausência de credibilidade do material que o Ibope vem divulgando na Paraíba”, afirmou o advogado da coligação, Fábio Andrade.

Em release enviado pela assessoria, o advogado afirmou ainda que a “coligação dispõe de documentos inquestionáveis que demonstram ter havido uma grosseira manipulação dos resultados divulgados e que a coligação confia que o TRE vai dar um basta nessa prática que já está se tornando rotina na Paraíba”.

Na pesquisa divulgada pelo Ibope, Maranhão aparece com 53% das intenções de voto, enquanto Ricardo conta com 31%. Outros candidatos praticamente não pontuaram na pesquisa. Lourdes Sarmento (PCO) aparece com 1%, enquanto Nelson Júnior (Psol), Chico Oliveira (PCB) e Marcelino Rodrigues (PSTU) não saíram de 0%. Brancos e nulos somam 7% e os indecisos são mais 7%. 

 

Gledjane Maciel

PB Agora

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe