Por pbagora.com.br

 O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou hoje (3) o novo Mapa Político do Brasil, com a representação cartográfica de todo o país, tendo o ano de 2010 como referência. O mapa é usado para a geração de outros mapas em escalas menores e no atendimento a projetos geocientíficos.

A carta – que traz atualizações no sistema viário e ferroviário do país, bem como as principais obras e edificações – pode ser baixado gratuitamente no site, pelo endereço ftp://geoftp.ibge.gov.br/mapas_tematicos/mapas_murais/brasil_2010.pdf.

O instituto elabora o mapa desde 1940, e a edição que estava vigente antes deste lançamento era a de 2004, com base em dados de 2000. Apesar de ter como referência o ano de 2010, a carta divulgada hoje incorporou obras concluídas posteriormente, segundo o IBGE.

A representação cartográfica retrata as cinco regiões do país, os 26 estados e o Distrito Federal, além das principais localidades. Também é possível identificar aeroportos, diferenciados em nacionais e internacionais, rodovias com pavimentação concluída, em andamento e não pavimentadas, gasodutos, ferrovias, usinas elétricas e áreas sujeitas a inundação.

A escala do mapa é 1:5.000.000, em que cada centímetro na ilustração equivale a 50 quilômetros do território nacional. Na legenda, dados demográficos e geográficos das unidades da Federação também estão disponíveis.

 

 Agência Brasil

Deixe seu Comentário
Notícias relacionadas

Festa de Nossa Senhora da Conceição começa em CG e vai até dia 08; veja programação completa

A festa de Nossa Senhora da Conceição, Padroeira de Campina Grande, foi aberta na noite deste domingo (29), na Catedral Diocesana, na Avenida Floriano Peixoto, no centro da cidade. Este…

População fugiu dos extremos, diz João sobre vitória de Cicero

A população escolheu ‘fugir’ dos extremos neste pleito. A avaliação é do governador João Azevêdo (Cidadnia) ao comentar o resultado da eleição em João Pessoa que deu a vitória ao…