Foto: Douglas Gomes/Republicanos
Em entrevista ao portal R7, na noite de ontem (25), o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), afirmou quer alinhar a pauta da Casa e convocou a primeira reunião de líderes partidários de 2026 para a próxima quarta-feira (28). Segundo Motta, o encontro vai acontecer pouco antes do fim do recesso parlamentar, que segue até a primeira semana de fevereiro. A reunião será na residência oficial da Câmara, às 11h.
De acordo com a reportagem, além da tradicional discussão de quais propostas entram na pauta, o encontro vai discutir os próximos passos do acordo comercial entre Mercosul e União Europeia. O tratado para criação de uma zona de livre comércio foi assinado pelos dois blocos econômicos, mas ainda depende da aprovação dos parlamentos dos países do Mercosul e do grupo europeu.
Ao receber o texto, o acordo será direcionado para a Comissão de Relações Exteriores, que ainda terá a presidência definida a partir de negociações entre lideranças de partidos. Em 2025, o colegiado ficou sob o comando do PL.
O acordo também depende de aprovação da CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) e do plenário da Câmara. Motta pretende acelerar as etapas de análise do texto. Assim que a Câmara concluir as votações, o assunto segue para o Senado.
O Congresso estima aprovar o acordo no primeiro semestre, de forma que possa ser implementado no Brasil até o fim de 2026. Contudo o plano, depende da União Europeia, onde a análise pode atrasar. O texto do acordo será avaliado pelo Tribunal de Justiça Europeu e, se aprovado, seguirá para a votação formal do parlamento do bloco.
Na última semana, a embaixadora da União Europeia no Brasil, Marian Schuegraf, admitiu que a análise da Corte poderá adiar a implementação do tratado, mas que ainda não sabe “por quanto tempo”, e que o processo ganha força com apoio de congressistas. “O papel dos parlamentos é chave”, declarou Schuegraf, após reunião com o presidente da Comissão de Relações Exteriores do Senado, Nelsinho Trad (PSD-MS).
Redação
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta nesta segunda-feira (26) prevendo chuvas intensas…
O cantor João Lima, neto de Pinto do Acordeon, pode se apresentar voluntariamente à polícia…
Nesse domingo (25), uma troca de tiros entre suspeitos e a Polícia Militar deixou um…
Um homem de 40 anos foi morto com golpes de faca na noite desse domingo…
O reajuste na passagem de ônibus entrou em vigor ontem (25) em João Pessoa e…
Por meio das suas redes sociais, o deputado federal Cabo Gilberto (PL-PB), criticou na noite…