O presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos), participa nesta terça-feira (19) de um almoço com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e os líderes do Republicanos, Marcos Pereira (SP), Silvio Costa Filho (PE) e Gilberto Abramo (MG), no Palácio do Alvorada. O encontro, um convite direto do chefe do Executivo, tem como pauta central a proposta de isenção do Imposto de Renda para quem recebe até R$ 5 mil e a articulação política do governo com o Congresso.
A reunião faz parte das conversas que Lula tem promovido com partidos base para discutir, além da relação com o governo, alianças para as eleições do ano que vem. Nas últimas semanas, o petista conversou com lideranças do PSB, MDB, PSD e União Brasil.
É válido lembrar que o presidente nacional do Republicanos, partido de Hugo, Marcos Pereira, indicou recentemente que o partido deve adotar posição de independência em 2026 e não subir ao palanque presidencial do PT.
Apesar da postura do partido, a visita de Hugo Motta ao Palácio do Alvorada é interpretada como um gesto de conciliação e um teste político, destacando a importância do parlamentar para a governabilidade do país. O almoço também reforça a tentativa de Lula de se aproximar de partidos do centrão em meio às indefinições sobre o cenário eleitoral de 2026.
A ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, também participa do encontro.
PB Agora








