Foto: Kayo Magalhães/Câmara dos Deputados
O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), defendeu nessa quarta-feira (15) que o Congresso Nacional analise com equilíbrio e responsabilidade o projeto que propõe a revisão das penas aplicadas aos condenados pelos atos de 8 de janeiro de 2023. Em entrevista à GloboNews, Motta destacou a importância de diferenciar os mentores do movimento golpista dos manifestantes que, segundo ele, não tinham plena consciência do que estavam fazendo.
“Tinha, sim, pessoas que queriam dar o golpe. Agora, dizer que todas aquelas pessoas estavam ali organizadas para dar um golpe, eu acho que há um certo exagero nisso. Por isso, defendo o projeto de lei que possa fazer uma revisão [nas penas]”, afirmou.
O parlamentar também reforçou que o texto precisa ser construído em conjunto entre Câmara e Senado, para evitar impasses como o ocorrido com a PEC das Prerrogativas.
“Devemos trabalhar sempre por essa boa convivência entre os poderes Judiciário, Legislativo e Executivo. A ideia desse projeto é justamente nesse sentido”, disse.
Sobre o ex-presidente Jair Bolsonaro, condenado pelo Supremo Tribunal Federal por tentativa de golpe de Estado e outros crimes, Hugo Motta adotou tom moderado.
“Ele foi embora do País, ele não estava aqui tramando. Não tem como você dar um golpe estando em outro país”, declarou.
Para o presidente da Câmara, o papel de Bolsonaro nos eventos foi mais de conivência do que de atuação direta.
“Acho que o papel [de Jair Bolsonaro] foi muito mais de conivência do que de atuação. É importante que isso fique bem explicado, para que, no final, não se cometa injustiça com ninguém” concluiu.
PB Agora
Acompanhe o PB Agora nas redes:
O programa Fantástico, da Rede Globo, dedicou reportagem especial à história de Gerson Machado, jovem…
O Procon de Campina Grande multou o Banco Bradesco em R$ 50 mil por má…
O vice-governador da Paraíba, Lucas Ribeiro (PP), rasgou elogios ao ex-prefeito de Cajazeiras e pré-candidato…
A repercussão na Folha de S.Paulo nesta segunda-feira destaca que a aliança política na Paraíba,…
A Polícia Civil revelou, nesta segunda-feira (8), que uma organização criminosa especializada em aborto clandestino…
Uma mulher de 37 anos precisou pular pela janela do próprio apartamento, neste domingo (7),…