Categorias: Política

Hugo Motta impede sessões de comissões durante recesso e esvazia articulação bolsonarista na Câmara

PUBLICIDADE

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos) barrou nesta terça-feira (22) a realização de reuniões de comissões durante o recesso parlamentar. A medida, ainda não publicada oficialmente, foi confirmada pela presidência da Casa e interfere diretamente em uma tentativa da oposição de transformar o espaço legislativo em palco de apoio ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Mesmo com restrições judiciais em vigor, aliados do ex-mandatário haviam convocado sessões nas comissões de Segurança Pública e de Fiscalização Financeira e Controle, ambas presididas por parlamentares do PL, para votar moções em solidariedade a Bolsonaro. No entanto, as convocações contrariavam um aviso anterior de Motta, que já havia reiterado a manutenção do recesso.

A justificativa apresentada pelo comando da Câmara é de que os espaços das comissões passam por reformas estruturais, com troca de piso e instalação de painéis de madeira no Anexo 2, onde ficam os plenários dos colegiados. A previsão de conclusão das obras é até 4 de agosto, quando os trabalhos legislativos devem ser retomados oficialmente.

Mesmo com a proibição, um grupo de deputados da Comissão de Segurança Pública chegou a se reunir informalmente e exibir uma placa de moção de apoio ao ex-presidente. Bolsonaro, que era esperado para participar das movimentações, não apareceu no Congresso e foi visto na sede do PL em Brasília.

De acordo com o líder do partido, Sóstenes Cavalcante, ele mesmo teria aconselhado Bolsonaro a não comparecer ao Parlamento, diante das medidas cautelares impostas pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal. O ex-presidente está proibido de publicar nas redes sociais, usa tornozeleira eletrônica e deve cumprir recolhimento noturno.

PB Agora

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Anvisa alerta para riscos de canetas emagrecedoras manipuladas

Popularizadas por influenciadores e celebridades, as chamadas canetas emagrecedoras, como Mounjaro e Ozempic, vêm sendo…

20 de dezembro de 2025

Supremo Tribunal Federal nega liminar e mantém cassação de André Coutinho em Cabedelo

Na noite desta sexta-feira (19), o Supremo Tribunal Federal (STF) negou o pedido de liminar…

20 de dezembro de 2025

Carro-forte capota e quatro seguranças ficam feridos no Litoral Sul da Paraíba; veículo transportava 30 malotes de dinheiro

Na manhã deste sábado (20), um veículo do tipo carro-forte capotou entre os municípios de…

20 de dezembro de 2025

TST determina que Correios mantenham 80% do efetivo em atividade durante greve

O Tribunal Superior do Trabalho (TST), através de decisão da Kátia Magalhães Arruda determinou, nesta…

20 de dezembro de 2025

Congresso autoriza professor a acumular cargo público de qualquer natureza

Na manhã desta sexta-feira (19), o Congresso realizou sessão solene para promulgar a Emenda Constitucional…

20 de dezembro de 2025

Morre Lindomar Castilho aos 85 anos; cantor matou a esposa a tiros na década de 80

O cantor Lindomar Castilho, um dos nomes mais emblemáticos da música brega brasileira, morreu aos…

20 de dezembro de 2025