Categorias: Política

Hugo Motta e Dinho assinam criação da Rede Legislativa Metropolitana

PUBLICIDADE

Essa é a primeira iniciativa nesse sentido do país

O presidente da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), Dinho Dowsley (PSD), e o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos), assinaram, nesta quarta-feira (1º), o protocolo de intenções para a criação da Rede Legislativa Metropolitana.

A proposta visa à disponibilização de um canal de TV aberto e totalmente gratuito para a exibição das sessões realizadas nas Câmaras Municipais das 12 cidades da Região Metropolitana de João Pessoa. Essa é a primeira iniciativa nesse sentido do país.

A solenidade contou com a participação do presidente da Câmara Municipal de Cabedelo, Edvaldo Neto (Avante). Os legislativos de Cabedelo e Santa Rita foram os primeiros a iniciarem o credenciamento para a participação no novo canal. O projeto prevê a utilização do subcanal digital 6.4, atualmente mantido como reserva técnica e não utilizado pela TV Câmara de João Pessoa.

Dinho explicou que a proposta é proporcionar mais transparência para a atividade legislativa e, sobretudo, maior acesso para a população. “Nem todo mundo tem disponibilidade de internet de alta velocidade. A TV Câmara, por isso, tem o papel de popularizar o trabalho dos vereadores, dando ao cidadão a oportunidade de acompanhar esse trabalho e, quando achar necessário, cobrar de seus representantes”, disse.

Foto: Napoleão de Castro

Atualmente, a Câmara dos Deputados disponibiliza quatro canais para João Pessoa. A Câmara Federal ocupa o 6.1 e o 6.2 é utilizado pela Câmara de João Pessoa, que também disponibiliza o 6.3 para a TV Cidade, voltado à difusão do conteúdo educativo produzido pela Prefeitura da Capital. O convênio assinado nesta quarta-feira permitirá que as câmaras da Região Metropolitana utilizem o 6.4 para a divulgação das suas sessões legislativas.

Para Hugo Motta, a iniciativa integra a Câmara dos Deputados com os Legislativos Municipais. “Esse canal vai possibilitar que as Câmara Municipais da nossa Região Metropolitana possam ter uma interação maior e melhor com a comunidade, com a população que reside nessas cidades. Através dessa parceria com a Câmara de João Pessoa, a Câmara dos Deputados tem essa condição de poder entregar à população informação de qualidade, poder fazer com que os nossos vereadores tenham uma oportunidade melhor de prestar contas à sociedade do seu trabalho legislativo e, com isso, podermos ter, cada vez mais, os legislativos integrados, trabalhando em prol de uma melhor representação política”, avaliou o presidente da Câmara Federal.

O supervisor da Rede Legislativa, Carlos Neiva, ressaltou o pioneirismo da Câmara Municipal de João Pessoa. “Será a primeira Rede Metropolitana Legislativa do país. Uma ideia antiga, mas que até hoje não tinha sido colocada em prática. Entendemos como um importante avanço e que favorece muito a comunicação legislativa nesses municípios. Parabéns a vocês Câmara de João Pessoa pela iniciativa”, ressaltou.

Secom/CMJP

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Fantástico reconstrói trajetória de Gerson Machado e expõe falhas do poder público; assista

O programa Fantástico, da Rede Globo, dedicou reportagem especial à história de Gerson Machado, jovem…

8 de dezembro de 2025

Olho no Pix: Bradesco em CG é multado em R$ 50 mil após falha de segurança em transferências

O Procon de Campina Grande multou o Banco Bradesco em R$ 50 mil por má…

8 de dezembro de 2025

Vídeo: no Sertão, Lucas Ribeiro elogia trajetória de Zé Aldemir e ex-prefeito comemora reconhecimento do trabalho

O vice-governador da Paraíba, Lucas Ribeiro (PP), rasgou elogios ao ex-prefeito de Cajazeiras e pré-candidato…

8 de dezembro de 2025

Deu na Folha: PT e Hugo Motta vivem momento de tensão e aliança na Paraíba vira ponto de atenção

A repercussão na Folha de S.Paulo nesta segunda-feira destaca que a aliança política na Paraíba,…

8 de dezembro de 2025

Operação investiga organização que lucrava com abortos clandestinos em João Pessoa

A Polícia Civil revelou, nesta segunda-feira (8), que uma organização criminosa especializada em aborto clandestino…

8 de dezembro de 2025

Mulher pula janela para fugir de agressões do companheiro em condomínio de João Pessoa

Uma mulher de 37 anos precisou pular pela janela do próprio apartamento, neste domingo (7),…

8 de dezembro de 2025