Categorias: Política

Hugo Motta defende diálogo com planos de saúde antes de votar regulamentação: “O presidente pode ser o mediador”, diz relator

PUBLICIDADE

O presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), pretende retirar da gaveta a proposta de regulamentação dos planos de saúde ainda este ano. O compromisso foi feito com o relator do projeto, deputado Duarte Jr. (PSB-MA), em duas conversas recentes. Mas, antes de incluir o texto na pauta de votação, Motta quer ouvir os representantes das operadoras, que se opõem à aprovação da chamada nova Lei dos Planos de Saúde no ano passado.

“Sugeri a ele que chame também órgãos de representação dos usuários e consumidores ainda em março. É uma data oportuna porque 15 de março é o Dia Internacional do Consumidor. É momento perfeito para fazermos esse sinal histórico”, revelou Duarte, em recente entrevista à imprensa.

Segundo a justificativa do projeto, foi analisado 270 projetos de lei que sugerem mudanças na Lei dos Planos de Saúde. Em sua proposta, Duarte Jr. proíbe as operadoras de planos privados de assistência à saúde de rescindirem unilateralmente os contratos firmados com beneficiários, a menos que o atraso na mensalidade supere 60 dias consecutivos.

Esse ponto enfrenta grande resistência das empresas, que alegam que a proibição prejudica economicamente o setor. “O presidente Hugo Motta pode ser o mediador de um possível conflito. Mas a cada hora as empresas reclamam de algo diferente”, disse Duarte Jr.

Duarte Jr., no entanto, diz confiar na palavra de Hugo Motta de que seguirá como relator. “Não estamos falando de um projeto que garante direitos constitucionais, um direito fundamental, que é a vida. Sem vida, não tem moradia, educação, segurança, educação. É preciso ter maturidade como a gente está conduzido. Não é só olhar para o lado do consumidor. O relatório está equilibrado e maduro”, afirmou. Ainda de acordo com o relator, o projeto garantirá mais transparência, equilíbrio e acessibilidade no setor de saúde suplementar, beneficiando tanto consumidores quanto prestadores de serviço.

Redação

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Ainda é grave estado de saúde de paciente diagnosticado com raiva humana, em Campina Grande

Em nota emitida no final da tarde desta segunda-feira (22), a Secretaria de Saúde de…

22 de dezembro de 2025

Servidores estaduais terão três dias de ponto facultativo neste final de ano; confira quais

As repartições públicas estaduais da Administração Direta e Indireta do Governo da Paraíba terão ponto…

22 de dezembro de 2025

Disque-Denúncia 197 ajuda Polícia a resgatar cavalo vítima de maus-tratos em CG

A Polícia Civil da Paraíba localizou o cavalo que quase provocou um acidente no último…

22 de dezembro de 2025

CMJP define Comissão de Recesso para período legislativo

A Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) terá seus trabalhos acompanhados por uma Comissão de…

22 de dezembro de 2025

Wilson prevê consequências para Leitão após anúncio de apoio à pré-candidatura de Cícero

O secretário de Educação da Paraíba e deputado estadual licenciado, Wilson Filho (Republicanos), avaliou que…

22 de dezembro de 2025

Mersinho Lucena prioriza reeleição à Câmara Federal, mas mantém prefeitura de Cabedelo no radar político

O deputado federal Messinho Lucena afirmou, em entrevista nesta segunda-feira (22), que sua prioridade no…

22 de dezembro de 2025