Foto: Marina Ramos/Agência Câmara
O deputado federal Hugo Motta (Republicanos-PB) afirmou nesta segunda-feira (5), durante agenda na Paraíba, que a Câmara dos Deputados deve votar ainda nesta semana a urgência do projeto que visa redistribuir as cadeiras de deputados federais entre os estados, conforme a determinação do Supremo Tribunal Federal (STF) com base no Censo de 2022. A proposta pode trazer impactos significativos para a representação política da Paraíba, que, segundo a nova projeção, perderia duas vagas, reduzindo seu número de 12 para 10 deputados federais.
Diante desse cenário, Hugo Motta defendeu uma alternativa para evitar a redução de cadeiras. “Vamos pautar a urgência para que a Câmara analise essa decisão, ou deixar essa decisão do TSE prevalecer ou discutir um aumento de cadeiras para que os estados não sejam prejudicados”, afirmou o parlamentar. Ele ressaltou que a medida é crucial para garantir que estados com crescimento populacional, como a Paraíba, não percam representatividade no Congresso.
O projeto em questão visa ajustar a distribuição das vagas de acordo com o crescimento populacional dos estados, mas a proposta de Hugo Motta sugere uma discussão mais ampla para não comprometer a representatividade dos estados, principalmente os que enfrentam a perda de cadeiras.
A expectativa é que a votação da urgência aconteça ainda esta semana, permitindo que a Câmara inicie a análise das possíveis mudanças na distribuição das vagas. A decisão tem potencial para impactar a configuração política da Câmara dos Deputados nas próximas eleições.
Redação
Acompanhe o PB Agora nas redes:
Uma ação rápida de moradores impediu que um ataque contra o vereador Rogério Leite (PSB),…
A Caixa Econômica Federal inicia na próxima segunda-feira (29), o pagamento dos valores do FGTS que estavam bloqueados para…
O prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (MDB), comemorou o sucesso do ‘Celebra João Pessoa’…
O ex-presidente Jair Bolsonaro apresentou nova crise de soluços e elevação da pressão arterial na…
Pilotos e comissários de bordo aprovaram o acordo coletivo e não haverá greve na aviação…
Neste domingo (28), policiais da Força Tática do 5º Batalhão da Polícia Militar apreenderam uma…