Durante sua participação no 18º Encontro de Líderes da Comunitas, nessa sexta-feira (26), o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), reforçou o compromisso do Parlamento com o avanço das pautas de segurança pública que tramitam na Casa.
À plateia de empresários e líderes políticos, o presidente afirmou que os deputados estão atentos ao clamor popular por mais segurança e combate à criminalidade. Segundo Hugo, a chamada PEC da Segurança enviada pelo Ministério da Justiça sintetiza essa preocupação, uma vez que o texto já passou pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), e o relator da proposta, deputado Mendonça Filho (União-PE), foi mantido na função por seu conhecimento técnico e experiência no tema.
“Temos buscado melhorar a proposta enviada pelo governo, ouvindo especialistas e governadores, para entregar uma solução mais eficiente à sociedade”, afirmou.
Motta também destacou a aprovação recente de diversos projetos relacionados à segurança, como o aumento de penas para crimes hediondos, assédio, crimes contra crianças, idosos e pessoas com deficiência, além do endurecimento da pena para receptação de bens roubados.
Ele criticou a politização que afeta a discussão dos projetos e defendeu que o Parlamento atue com responsabilidade. “O papel da Câmara não é simplesmente aprovar ou rejeitar propostas por alinhamento político, mas aprimorar aquilo que é essencial para o país. A população não está satisfeita com a situação atual da segurança e nós estamos trabalhando para mudar isso”, concluiu.
Também participaram do encontro de líderes os governadores do Mato Grosso, Mauro Mendes, do Piauí, Rafael Fonteles, a governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, além do deputado Mendonça Filho, e o Secretário de Governo e Relações Institucionais do Estado de São Paulo, Gilberto Kassab.
Redação com Agência Câmara








