O deputado federal paraibano e presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos), afirmou na manhã desta terça-feira (23), que houve um realinhamento na relação entre o Congresso Nacional e o Governo do presidente Lula ao longo do último ano. A declaração foi feita pelo parlamentar durante a cerimônia de posse do novo ministro do Turismo, o também paraibano Gustavo Feliciano.
Em seu discurso, Hugo reconheceu que 2024 foi marcado por desafios e embates políticos, mas ressaltou que o Congresso não se ausentou das pautas consideradas estratégicas para o Governo Federal.
“Não tivemos um ano fácil. Um ano de muitos desafios, um ano de embates, mas um ano em que o Congresso Nacional não faltou ao governo do senhor. Tivemos aprovações importantes que dão ao senhor a certeza de que o Governo encerra o ano muito melhor do que o que iniciou”, afirmou.
Motta destacou ainda a aprovação de medidas econômicas consideradas centrais para a agenda do Palácio do Planalto, citando ações que, segundo ele, demonstram o comprometimento do Legislativo com a governabilidade.
“Cito aqui a isenção do imposto de renda para quem ganha até 5 mil reais, aprovada por unanimidade na Câmara dos Deputados. Cito aqui as medidas de ajuste fiscal, as medidas econômicas. Está aqui o deputado Aguinaldo Ribeiro, que relatou a última matéria mais importante para o Governo. Uma medida que, pessoalmente, eu assumi a Câmara dos Deputados, eu tive a responsabilidade de defender junto ao senhor, que era o corte das isenções fiscais do país”, declarou.
As falas reforçam uma reaproximação entre o presidente da Câmara e o Governo Federal. A relação entre os poderes viveu altos e baixos ao longo de 2025, principalmente após aprovação de matérias que contrariaram o Poder Executivo, a exemplo da PEC da Blindagem do PL da Dosimetria, que propõe reduzir as penas dos condenados pelos atos do 8 de janeiro de 2023.
PB Agora








