Hugo Motta fala a jornalistas sobre a reunião com Gleisi Hoffmann (à esq.) e Ricardo Lewandowski para deputados conhecerem a PEC da Segurança Pública (Marina Ramos/Câmara dos Deputados) Leia mais em: https://veja.abril.com.br/coluna/radar/hugo-motta-compara-problemas-de-seguranca-publica-no-brasil-a-cancer-grave/
O presidente da Comissão de Orçamento da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), declarou nesta segunda-feira (5) que há um entendimento comum no Congresso Nacional — e até em setores do Poder Judiciário — de que as penas aplicadas aos envolvidos nos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023 foram excessivamente rigorosas.
“Há um consenso na Câmara, no Senado e até no Judiciário de que as penas foram exageradas. Isso é algo que precisa ser revisto, porque o Brasil precisa de equilíbrio”, disse Motta em entrevista publicada pela coluna Maquiavel, da Veja.
A fala do parlamentar paraibano ocorre em meio a discussões sobre a atuação do Supremo Tribunal Federal (STF) e as condenações já proferidas contra os acusados de participação na invasão e depredação das sedes dos Três Poderes em Brasília, um dos episódios mais graves da história recente da democracia brasileira.
Embora não tenha citado nomes de ministros nem defendido anistia explicitamente, a declaração de Motta reforça o discurso de parlamentares da base bolsonarista e de setores do Centrão que vêm questionando a proporcionalidade das punições determinadas pela Corte.
A fala repercute em um momento de crescente tensão institucional, especialmente após declarações públicas do ministro Alexandre de Moraes reforçando a gravidade dos crimes cometidos em 8 de janeiro.
Redação com Veja
Acompanhe o PB Agora nas redes:
A Polícia Civil da Paraíba, por meio da Delegacia de Crimes Contra a Pessoa da…
O Departamento de Trânsito da Paraíba (Detran-PB) deu início às adequações necessárias para a aplicação…
A Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa) anunciou que dois bairros de João…
O Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano (Sedh), iniciou…
A confirmação do nome do senador Flávio Bolsonaro (PL) como pré-candidato à Presidência da República…
Na manhã desta quarta-feira (10), durante solenidade de anúncio de seleção do Novo PAC 2025,…