O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), acionou, nesta sexta-feira (13/6), o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, para buscar intermediar o retorno do prefeito de João Pessoa (PB), Cícero Lucena (PP-PB), de Israel para o Brasil. O político está em missão oficial no país e procurou Motta depois da escalada do conflito no Oriente Médio.
“Falei há pouco com o prefeito de João Pessoa que está em Israel, e com o chanceler Mauro Vieira. A Câmara está atenta para garantir a segurança e o retorno de todos que estão em Israel”, disse o presidente da Câmara.
O prefeito de João Pessoa teria ido ao país para um evento internacional voltado a prefeitos e autoridades de países lusófonos, ou seja, países que falam a língua portuguesa. O encontro trata de soluções tecnológicas na área de segurança pública. De acordo com Motta, Cícero “está bem” e o ministro está prestando todo o apoio necessário.
“Falei com o chanceler, que prontamente colocou a estrutura do Itamaraty à disposição. A embaixada já está prestando assistência e estamos em contato frequente para acompanhar os desdobramentos. Hoje pela manhã, conversei novamente com o ministro e com próprio prefeito Cícero. O espaço aéreo israelense está temporariamente fechado, o que exige cautela e estratégia para encontrar a melhor janela de evacuação”, explicou o presidente da Câmara.
O chefe da Diretoria de Inteligência Militar, major-general Shlomi Binder, explicou que Israel entra em uma campanha contra “o inimigo que busca nos destruir”. Segundo as autoridades locais do Estado israelense, o ataque é classificado como “preventivo” e “preciso”, uma vez que acreditam que as instalações nucleares do Irã prometem ameaçar a população civil e destruir o país.
“Vocês mesmos já ouviram isso mais de uma vez: eles estão trabalhando para desenvolver capacidades nucleares, avançando rapidamente nesse desenvolvimento e construindo armamento convencional em quantidades muito, muito grandes”, disse ele às tropas. “É isso que pretendemos degradar, interromper e eliminar essa ameaça”, afirmou o chefe da Diretoria de Inteligência Militar.
Segundo a IDF, este centro para enriquecimento de urânio tinha o objetivo de “desenvolver capacidade para armas nucleares e abrigava a infraestrutura necessária para o enriquecimento de urânio em níveis militares”.
O primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu afirmou que o Irã conseguiu enriquecer urânio o suficiente para produzir nove bombas atômicas com este território.
Acompanhe o PB Agora nas redes:
O prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (Progressistas), comentou ontem, sexta-feira (05) as movimentações que…
A Superintendência Executiva de Administração do Meio Ambiente (Sudema) divulgou, nesta sexta-feira (5), o relatório…
O feriado de Nossa Senhora da Conceição, celebrado nesta segunda-feira (8), provoca mudanças no funcionamento…
O Campinense começou bem a pré-temporada e venceu o Retrô-PE por 2 a 0, na…
O vice-governador da Paraíba, Lucas Ribeiro, participou, neste sábado (6), da inauguração de uma nova…
Um cabo da Polícia Militar foi preso em flagrante na madrugada deste sábado (6), suspeito…