Categorias: Política

Motta aciona justiça em CG com queixa-crime contra sindicalista por outdoors críticos a sua imagem

PUBLICIDADE

O presidente da Câmara dos Deputados o deputado federal Hugo Motta (Republicanos-PB), acionou a Advocacia da Casa, com uma queixa-crime por suposta difamação contra José de Araújo Pereira, coordenador do Sintef-PB (Sindicato dos Trabalhadores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica da Paraíba) em Campina Grande. A ação foi protocolada na 4ª Vara da Justiça Federal da Paraíba e decorre de uma campanha realizada pelo sindicato em outubro, quando dez outdoors foram espalhados pela cidade com críticas aos parlamentares que votaram a favor da chamada PEC da Blindagem. Entre os nomes e imagens exibidos, estava a foto de Motta.

Antes da ação judicial, Motta havia notificado extrajudicialmente o Sintef-PB em nome dos coordenadores gerais Milena Silva, Davi Lobão e Francisco Freitas. Além dos outdoors, o deputado também questionou uma postagem no Instagram relacionada à Reforma Administrativa. O sindicato respondeu que a campanha contratada já havia sido encerrada após 15 dias. A partir dessas informações, Motta identificou o coordenador municipal de Campina Grande como responsável e decidiu acionar a Justiça.

Print da audiência

Audiência preliminar

Na audiência realizada ontem (25), José de Araújo compareceu acompanhado de seu advogado, Olímpio Rocha. O deputado não esteve presente, sendo representado pelo advogado da Advocacia da Câmara dos Deputados, Jules Michelet Pereira Queiroz e Silva, que apresentou procuração com poderes especiais. Durante a sessão, foi proposta a publicação de novos outdoors com pedido de desculpas ao parlamentar, mas o sindicalista recusou.

Defesa aponta irregularidades

O advogado Olímpio Rocha argumentou que havia vício na representação, já que a Advocacia da Câmara estaria sendo utilizada para defender interesses pessoais de Motta em uma ação penal privada. O magistrado informou que os argumentos da defesa serão analisados apenas após a apresentação da resposta escrita à queixa-crime, dentro do prazo legal.

Redação

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Após reunião com executiva nacional, Cartaxo diz que PT vê palanque duplo para Lula na PB, mas só decide sobre aliança em fevereiro

O deputado estadual Luciano Cartaxo esteve reunido, nesta quinta-feira (4), com a diretoria nacional do…

4 de dezembro de 2025

“Não vou falar sobre discussão do animal humano”, diz Cícero sobre troca de acusações entre vereador e secretário

O prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (MDB), evitou entrar na troca de acusações envolvendo…

4 de dezembro de 2025

Guga Pet detalha visita de comissão à Bica e indaga direção do parque por falta de respostas: ‘Perguntas não respondidas’

O embate entre o vereador e ex-secretário de Cuidado e Proteção Animal de João Pessoa,…

4 de dezembro de 2025

Clima esquenta na CMJP e parlamentares sobem o tom em novos ataques contra Lula e Bolsonaro: “Síndico da Papuda”

A sessão desta quinta-feira (4), na Câmara Municipal de João Pessoa, foi marcada por um…

4 de dezembro de 2025

Cícero questiona papel do MPPB sobre Estação Ciência e diz que órgão não tem autoridade sobre uso do local

O prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (MDB), questionou nesta quarta-feira (4), a atuação do…

4 de dezembro de 2025

Prefeitura tem contas reprovadas por descumprimento do gasto mínimo com educação

As contas anuais do município de Riacho dos Cavalos, referentes ao exercício de 2023, foram…

4 de dezembro de 2025