Categorias: Política

Hugo cobra Itamaraty após interceptação de deputada por Israel: “Me pegou de surpresa”

PUBLICIDADE

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), se manifestou na tarde de ontem (02), a respeito da detenção da deputada federal Luizianne Lins (PT-CE) pela Marinha de Israel, fato que gerou forte reação política em Brasília na última quarta-feira (1º). A parlamentar participava de uma flotilha internacional com destino à Faixa de Gaza, organizada para levar mantimentos e apoio humanitário à região, quando o barco foi interceptado. Além dela, outros brasileiros estavam a bordo.

Segundo Hugo, assim que recebeu a notícia,acionou o Ministério das Relações Exteriores em busca de providências imediatas. Motta disse ainda que manterá contato direto tanto com o Itamaraty quanto com autoridades israelenses para garantir a liberdade da deputada e a proteção dos demais cidadãos brasileiros envolvidos.

O caso trouxe ainda mais atenção ao esforço internacional da flotilha, que reuniu ativistas de 40 países. Ao todo, 15 brasileiros participavam da ação, incluindo Luizianne e o ativista Thiago Ávila, já conhecido por integrar iniciativas semelhantes no passado. Parte dos barcos foi barrada pelas forças navais israelenses.

Em discurso no plenário, Motta destacou a necessidade de respeito às prerrogativas parlamentares e aos direitos humanos. “Confesso que a notícia me pegou de surpresa, imediatamente liguei para o chanceler Mauro Vieira solicitando todo o apoio do Itamaraty e contato com as autoridades israelenses visando que a deputada Luizianne possa ter as suas prerrogativas enquanto parlamentar respeitadas,  bem como os direitos dos demais brasileiros que também estão passando por esse momento”, disse Motta.

Entenda o caso – A deputada federal Luizianne Lins (PT-CE), está em missão rumo a Gaza, levando mantimentos e ajuda humanitária para o local. O Partido dos Trabalhadores, por sua vez, encaminhou ofícios ao chanceler Mauro Vieira e ao assessor especial da Presidência da República, Celso Amorim, pedindo atuação “com a máxima urgência” para garantir a libertação da deputada e dos demais brasileiros.

Redação

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Vice-prefeito de João Pessoa deixa comando do PSB na Capital

O Diretório Estadual do PSB recebeu, nessa sexta-feira (12), a carta de renúncia do vice-prefeito…

13 de dezembro de 2025

Veneziano minimiza polêmica e diz que não cabe juízo de valor sobre votação do PL da Dosimetria

Após a presidente estadual do PT da Paraíba, Cida Ramos, ter avaliado que a postura…

13 de dezembro de 2025

DEU PRAIA: apenas um trecho está impróprio para banho no Litoral da Paraíba neste fim de semana

A Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema) divulgou, neste fim de semana, o relatório…

13 de dezembro de 2025

Colégio da Polícia Militar abre 411 novas vagas para 2026 em João Pessoa

O Colégio da Polícia Militar da Paraíba anunciou a abertura de 411 novas vagas para…

13 de dezembro de 2025

Homem é morto a tiros e outro fica ferido no Alto do Mateus, em João Pessoa

Um homem foi morto e outro ficou ferido durante a madrugada deste sábado (13) no…

13 de dezembro de 2025

Jovem é retirado de casa e executado com mais de 50 tiros em João Pessoa

Um jovem de 24 anos, identificado como David Henrique Silva Oliveira, foi morto a tiros…

13 de dezembro de 2025