A Paraíba o tempo todo  |

Historiador faz análise sobre a longevidade política de José Maranhão

Em entrevista a imprensa paraibana o historiador José Octávio de Arruda Melo fez uma análise da longevidade politica do senador e pré-candidato a Governador pelo MDB José Maranhão. Segundo ele, aos 84 anos, Maranhão é um dos poucos homens de sua geração e de gerações posteriores em plena atividade política.

Ele se apresenta como virtual candidato a governador e consegue mexer no xadrez da campanha que se aproxima de forma a influenciar eleitores dos mais novos aos mais velhos em todos os recantos do Estado.

De acordo com José Octávio de Arruda Melo, Maranhão já desbancou alguns dos políticos mais longevos na vida pública com mandato e influência no quadro eleitoral-, a exemplo de Venâncio Neiva (primeiro governador republicano) e José Américo de Almeida, por exemplo. Venâncio foi governador entre 16 de novembro de 1889 e 27 de novembro de 1891. Montou uma oligarquia e nomeou parentes e aderentes de toda sorte no Governo.Segundo José Octávio, Venâncio Neiva não deixou herdeiro político, mas uma leva de parentes em cargos estratégicos no Governo, principalmente no Fisco. “Até 1960, o fisco ainda estava repleto de parentes de Venâncio”, comentou José Octávio.

Para José Octávio, Maranhão supera todos os antigos aliados e ex-aliados no tocante à participação nas decisões políticas e em relação ao exercício de mandatos. Na Paraíba, todos os políticos contemporâneos do senador emedebista estão fora do cenário eleitoral (Evaldo Gonçalves, Eilzo Matos, Marcondes Gadelha, Aloysio Pereira, Ramalho Leite etc) ou já morreram (Antônio Mariz, Humberto Lucena, Tarcísio Burity, Ronaldo Cunha Lima, Edvaldo Motta, entre outros). “Zé Maranhão tem uma característica: não bebe, não fuma, não joga, não se mete na política local (deixa isso a cargo da irmã, Wilma, em Araruna). Tem postura física fi rme, não anda curvado, não tem problemas de saúde", disse.

 

PB Agora

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe