Categorias: Política

Gre-Nal disputado em alto nível termina com empate no Olímpico

Grêmio passou à frente duas vezes, mas Inter buscou o 2 a 2
Por Eduardo Cecconi e Alexandre Alliatti

Um grande jogo, para um grande público. Com supremacia alternada, ora para o Grêmio, ora para o Inter, o Gre-Nal 383 terminou empatado.

A partida, válida pela 31ª rodada do Brasileirão 2010, foi disputada na tarde deste domingo, no Estádio Olímpico, e teve placar de 2 a 2.

André Lima e Fábio Santos fizeram os gols do Grêmio. O Inter igualou com Alecsandro e D’Alessandro. Fábio Rochemback foi expulso.

Com o empate, o Inter segue à frente do rival. Os colorados têm 48 pontos, e estão na 5ª colocação. O Grêmio, com 47, é o 8º colocado

O velho Celso Roth

Celso Roth alterou a estrutura tática do Inter. Priorizou no planejamento para o Gre-Nal o combate ao Grêmio. Abdicou do 4-2-3-1, que dava à equipe posse de bola, para adotar um 3-6-1 repleto de marcações individuais – sistema utilizado por Roth no próprio Grêmio, em 2008.

Glaydson perseguiu Jonas a cada palmo de chão; Wilson Matias controlou Lúcio; Guiñazu vigiou Douglas; Bolívar cuidou de André Lima; e os laterais Nei e Kleber bloquearam os espaços de Fábio Santos e Gabriel.

Estratégia bem sucedida no início, mas frustrada logo após o Grêmio entender o que estava acontecendo. No seu 4-4-2 habitual, passada a surpresa com as mudanças do adversário, o time de Renato Gaúcho ocupou o campo colorado. E com a movimentação de seus principais jogadores, foi descosturando a rede de marcação alinhavada pelo Inter.

O Imortal

Logo contra o Inter, André Lima estreou novo par de chuteiras. Azuis. No pé direito, em branco, a inscrição ‘O Imortal’, referência ao mito da imortalidade tricolor – uma equipe proclamada aguerrida por seus torcedores. Sem nunca desistir da vitória. E foi pé-quente.

Mas no gol que marcou, André Lima usou estas mesmas chuteiras celestes apenas para impulsionar o corpo. De cabeça ele completou cobrança de falta do meia Douglas, aos 36, antecipando-se a Renan: Grêmio 1 a 0.

À esta altura o Grêmio dominava o primeiro tempo. Jonas perdera gol tão incrível que a legalidade da jogada estarreceu a todos. Ele surgiu livre em frente a Renan. Não estava impedido. Tocou para fora. Ainda antes, Douglas concluiu mal uma bela jogada pela esquerda. E depois do gol os tricolores seguiram posicionados praticamente dentro da área colorada, pressionando sob o combustível de um estádio em êxtase.

– Fica Celso Roth! Fica Celso Roth! – cantaram os gremistas quando os adversários deixaram o campo rumando ao vestiário dos visitantes.

Dois goleiros

Do mesmo vestiário, o Inter voltou com a primeira alternativa para corrigir a falta de ambição inicial. Rafael Sobis entrou, como atacante, em lugar de Glaydson, configurando um 4-4-2. O ímpeto tricolor, entretanto, intensificado pela vitória parcial, manteve o Grêmio no comando da partida.

Sobraram jogadas de efeito, lançamentos de trivela, toques de calcanhar, tabelas com passes de primeira, aproximações e passagens. Mas com tanta ênfase no detalhe o Grêmio esqueceu-se de aumentar a vantagem. Exagerou no capricho, desperdiçando chances.

D’Alessandro entrou em cena, e convocou Victor aos melhores momentos. Primeiro, o goleiro da Seleção Brasileira espalmou um chute de Rafael Sobis. Depois, duas vezes, barrou conclusões do meia argentino.

Quando Victor não achou a bola, Fábio Rochemback usou as mãos. Reprisando o uruguaio Suárez na Copa do Mundo, na partida contra Gana, o volante do Grêmio defendeu cabeçada de Índio. Pênalti, e expulsão do gremista. Aos 20m, na cobrança, Alecsandro bateu forte, e empatou.

O Homem Gre-Nal

Houve pouco tempo para a comemoração dos 2,8 mil colorados que foram ao Estádio Olímpico. Quatro minutos depois, os cânticos do lado vermelho da arquibancada foram abafados pela euforia dos mais de 40 mil tricolores: Fábio Santos tabelou com André Lima, invadiu a área, e torpedeou Renan, fazendo 2 a 1 para o Grêmio.

Esta mesma torcida do Inter voltaria a comemorar e fazer festa. D’Alessandro, jogador que adora clássicos, que sente prazer em sobrepujar o Grêmio, justificou a fama de ‘Homem Gre-Nal’. Aos 38 ele recebeu fora da área, teve tempo para girar, e metralhar de canhota. A bola passou por Victor, entrou no canto esquerdo, e decretou o empate em 2 a 2.

Próximos jogos

Pela 32ª rodada, Grêmio e Inter jogam em dias distintos. Primeiro, os gremistas enfrentam o Fluminense no Rio de Janeiro, às 21h de quinta-feira. Às 16h de sábado os colorados recebem o Santos, no Estádio Beira-Rio.

 

 

G1

Últimas notícias

Segurança da informação: SECDAY promove curso intensivo sobre segurança da informação para profissionais de TI; saiba mais

O SECDAY é um Bootcamp intensivo de cibersegurança, o SECDAY foi criado para quem deseja saber mais…

16 de fevereiro de 2026

VÍDEO: cantora paraibana Roberta Miranda compra pipocas de ambulante e distribui no centro do Recife

A cantora paraibana Roberta Miranda tornou muito mais alegre o carnaval de uma jovem ambulante…

16 de fevereiro de 2026

Criança de cinco anos morre após se afogar em piscina, em João Pessoa

Uma tragédia abalou o carnaval de uma família no bairro do Valentina, na Zona Sul…

16 de fevereiro de 2026

Pão e circo lulopetista e ódio aos evangélicos

O desfile da Acadêmicos de Niterói foi uma clara propaganda política com dinheiro público em…

16 de fevereiro de 2026

Polícia encontra corpo de homem às margens do Rio Sanhauá, em Bayeux

No final da manhã desta segunda-feira (16), a polícia foi acionada após pescadores encontrarem o…

16 de fevereiro de 2026

Jovem é assassinado a tiros após ser atacado por dupla em motocicleta na madrugada desta segunda-feira em JP

Na madrugada desta segunda-feira (16), um jovem de 27 anos foi morto com vários disparos…

16 de fevereiro de 2026