Categorias: Política

Governo do Estado recorre ao STF contra promulgação da LDO 2026 feita pela ALPB : “A decisão que for tomada é a decisão”

PUBLICIDADE

O governador João Azevêdo (PSB) revelou, nesta segunda-feira (1º) que o Estado foi ao Supremo Tribunal Federal (STF) contra a promulgação da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) 2026 realizada pela Assembleia Legislativa da Paraíba.

A declaração foi feita durante a posse do novo procurador-geral de Justiça do Ministério Público da Paraíba (MPPB), Leonardo Quintans, que ocorreu no Teatro Paulo Pontes, no Espaço Cultural, em João Pessoa.

Para João, é natural que quando haja impasse entre os Poderes Executivo e Legislativo que se busque o Judiciário. “Todas as vezes que você tem alguma dúvida sobre interpretação legislativa, ou alguma lei, você tem que escolher, evidentemente, alguém que seja árbitro no processo. E quem é árbitro no processo é a justiça. Se o Poder Executivo entende uma coisa, ou o Poder Legislativo entende outra, você tem que procurar a Justiça para diminuir a dúvida e verificar, da melhor forma, como é que se trata. Então, nós já ingressamos, sim. A decisão que for tomada é a decisão”, declarou o governador.

Entenda:

O presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba, deputado Adriano Galdino, entendeu que o Poder Executivo teria perdido o prazo de sanção da matéria. Entretanto, o Executivo alega que o Legislativo paraibano sempre interpretou que “a suspensão dos prazos do processo legislativo também se aplica aos prazos de sanção ou veto do Governador do Estado” e que a ALPB desconsiderou “regras procedimentais” estabelecidas pelo próprio Legislativo em anos anteriores.

PB Agora

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Após reunião com executiva nacional, Cartaxo diz que PT vê palanque duplo para Lula na PB, mas só decide sobre aliança em fevereiro

O deputado estadual Luciano Cartaxo esteve reunido, nesta quinta-feira (4), com a diretoria nacional do…

4 de dezembro de 2025

“Não vou falar sobre discussão do animal humano”, diz Cícero sobre troca de acusações entre vereador e secretário

O prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (MDB), evitou entrar na troca de acusações envolvendo…

4 de dezembro de 2025

Guga Pet detalha visita de comissão à Bica e indaga direção do parque por falta de respostas: ‘Perguntas não respondidas’

O embate entre o vereador e ex-secretário de Cuidado e Proteção Animal de João Pessoa,…

4 de dezembro de 2025

Clima esquenta na CMJP e parlamentares sobem o tom em novos ataques contra Lula e Bolsonaro: “Síndico da Papuda”

A sessão desta quinta-feira (4), na Câmara Municipal de João Pessoa, foi marcada por um…

4 de dezembro de 2025

Cícero questiona papel do MPPB sobre Estação Ciência e diz que órgão não tem autoridade sobre uso do local

O prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (MDB), questionou nesta quarta-feira (4), a atuação do…

4 de dezembro de 2025

Prefeitura tem contas reprovadas por descumprimento do gasto mínimo com educação

As contas anuais do município de Riacho dos Cavalos, referentes ao exercício de 2023, foram…

4 de dezembro de 2025