Categorias: Política

Azevêdo destaca importância histórica de Tarcísio Burity para a política da PB: “Deixou um grande legado com obras marcantes”

Na noite de ontem (04), no Espaço Cultural José Lins do Rêgo, foi lançado o livro ‘Tarcísio Burity – O intelectual na Política Paraibana, de autoria da historiadora e ex-primeira-dama do Estado, Glauce Burity.

Na ocasião, entre as autoridades presentes esteve o governador João Azevêdo (PSB), que enalteceu a importância política-administrativa do ex-político paraibano.

“Parabenizando a ex-primeira Dama, Glauce Burity, viúva do ex-governador Tarcísio Burity pelo lançamento do livro que conta a história desse grande nome da política paraibana O ex-governador Tarcísio Burity deixou um grande legado com obras marcantes como a construção do Espaço Cultural. O livro narra e celebra essa trajetória. Um resgate de um capítulo muito importante da nossa história”, disse o governador nas suas redes sociais ao lado da ex-primeira Dama, Glauce Burity.

O evento foi prestigiado por professores, artistas, músicos, produtores culturais e magistrados, que lotaram a Sala de Concerto do Espaço Cultural, local da primeira parte da cerimônia do lançamento da obra.  Em seguida, houve a sessão de autógrafos no hall de entrada da Sala de Concertos.

Print post de João Azevêdo redes sociais
Print post de João Azevêdo redes sociais
Print post de João Azevêdo redes sociais

Capa do livro biográfico

Burity – O governador Tarcísio Burity era um professor universitário, famoso por suas aulas de Direito que reuniam alunos no corredor. Foi secretário da Educação e Cultura no governo de Ivan Bichara. E, de repente, foi convidado para ser Governador numa época em que não havia eleições diretas (1982).  Em seguida, em 1986, voltou ao governo da Paraíba por meio de eleições diretas.

Biografia – Glauce Maria Navarro Burity  (viúva do ex-governador Tarcísio de Miranda Burity) destaca, na obra, a história de um homem público que fez história como professor, intelectual e político – Tarcísio de Miranda Burity, considerado o governador que mais fez pela cultura paraibana.  “Ao organizar a biblioteca e o arquivo, vi-me diante do mar infinito de informações que poderiam ajudar a alguém que solicitasse algo sobre Tarcísio Burity”, disse Glauce Burity.

Obra – O livro é uma biografia resultado de mais de quatro anos de pesquisas, publicado pela Editora Noeses, de São Paulo. Com 624 páginas, a obra é subdividida em 14 capítulos.

 Redação

Últimas notícias

Apoio direto de Lula fortalece Hugo Motta e amplia projeção nacional do presidente da Câmara

Informações de bastidores divulgadas nesta sexta-feira pelo JPNews apontam que o encontro recente entre o…

6 de fevereiro de 2026

Cícero Lucena critica vereadores que abandonaram base governista e passaram para a oposição na CMJP

O prefeito de João Pessoa e pré-candidato ao Governo da Paraíba, Cícero Lucena (MDB), não…

6 de fevereiro de 2026

Ruy evita definição para governo, mas declara voto em Veneziano e Nabor para o Senado

Em entrevista à imprensa nesta sexta-feira (06), deputado federal Ruy Carneiro (Podemos) voltou a afirmar…

6 de fevereiro de 2026

Fórum Paraibano de Combate à Corrupção será coordenado pelo MPPB nos próximos dois anos

O Ministério Público da Paraíba (MPPB) vai coordenar, nos próximos dois anos, o Fórum Paraibano…

6 de fevereiro de 2026

INSS realiza mutirão de atendimentos neste fim de semana com vagas em JP e CG

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) promove neste fim de semana, nos dias 7…

6 de fevereiro de 2026

Lucas Ribeiro descarta saída antecipada de João Azevêdo e confirma troca no Governo apenas em abril

As especulações sobre uma possível saída antecipada do governador João Azevêdo (PSB) do comando do…

6 de fevereiro de 2026