Categorias: Política

Governador de SC sanciona lei que cria Código Ambiental do Estado

PUBLICIDADE

O governador de Santa Catarina, Luiz Henrique da Silveira, sancionou, na segunda-feira (13), a lei que cria o Código Ambiental do Estado.

 

O texto foi aprovado pela Assembléia Legislativa no fim do mês passado. O governador sancionou o projeto sem alterar nenhum item.

O código define os princípios de uma política de meio ambiente para o estado de Santa Catarina. Uma das principais diferenças que ele tem em relação ao Código Florestal Brasileiro está na questão da mata ciliar.

Pelo Código Florestal, o produtor precisa preservar 30 metros em cada margem de rios e córregos. O código de Santa Catarina prevê que as propriedades acima de 50 hectares terão que preservar apenas dez metros. Nas áreas menores, com menos de 50 hectares, a extensão diminui para cinco metros.
 

Para entrar em vigor, o novo Código Ambiental de Santa Catarina precisa ser publicado no Diário Oficial, o que deve acontecer nos próximos dias. Mas o código está sendo questionado pelos ministérios públicos Estadual e Federal.

“Eu acho que o Supremo Federal vai proclamar o direito dos estados de realizar a sua política ambiental independente”, disse o governador.

Para o presidente da Organização das Cooperativas de Santa Catarina (Ocesc), Marcos Zordan, o código vai beneficiar, principalmente, a produção agrícola.

Em Brasília, o ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, comentou o novo Código Ambiental de Santa Catarina. “Nós vamos dar uma orientação muito clara ao Ibama que desconheça essa lei. O Ibama em Santa Catarina fará valer a lei federal, ou seja, quem desmatar ou fizer um empreendimento a dez metros de um rio, que a lei federal diz que tem que ser preservado, terá o projeto embargado. Se o responsável insistir, será preso e, em suma, será tratado como um transgressor da lei, um criminoso ambiental”, afirmou.

O governo de Santa Catarina espera regularizar as propriedades de 186 mil famílias no estado.

 

G1

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Saúde de João Pessoa alerta banhistas sobre acidentes com águas-vivas

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) traz um alerta para os banhistas que frequentam o…

6 de janeiro de 2026

Litro da gasolina por ser encontrado por R$ 5,75 na Capital; saiba onde

Pesquisa do Procon-JP constata que a gasolina comum mantém o mesmo menor preço do último…

6 de janeiro de 2026

Governo deve anunciar novo aumento e convocar primeiros aprovados no concurso da Educação no final de janeiro

A expectativa dos aprovados no último concurso da Educação realizado pelo Governo da Paraíba deve…

6 de janeiro de 2026

Zona Azul na orla de João Pessoa está prevista para começar a funcionar em fevereiro; permanência será de 6h

O sistema rotativo de estacionamento em vias públicas de João Pessoa, Zona Azul, será implantado…

6 de janeiro de 2026

João Azevedo vê com naturalidade crescimento de apoios ao projeto de Nabor Wanderley ao Senado

O governador da Paraíba e pré-candidato ao Senado, João Azevedo (PSB), avaliou com naturalidade o…

6 de janeiro de 2026

“Se eu tivesse participado de leilão, com certeza teria ficado do lado deles”, dispara Felipe Leitão após fala do governador

O deputado estadual Felipe Leitão (Republicanos) reagiu nesta terça-feira (6), à fala feita ontem pelo…

6 de janeiro de 2026

Notice: ob_end_flush(): Failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/newpbagora/public_html/wp-includes/functions.php on line 5464

Notice: ob_end_flush(): Failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/newpbagora/public_html/wp-includes/functions.php on line 5464