Categorias: Política

Gervásio rebate Barbosa sobre ‘PEC da Eleição’: “Não foi arquivada”

PUBLICIDADE

‘Ainda na pauta do dia’, essa parece ser a definição da PEC que trata do fim da reeleição da Mesa Diretora da ALPB e proíbe a eleição casada– para os dois biênios. Ontem, o presidente Gervásio Maia desmentiu que tivesse arquivado a matéria, como afirmaram parlamentares contrários à anulação da votação do projeto.

 

“Apenas anulamos uma fase de tramitação da PEC que foi questionada por três deputados [Jeová Campos, Hervázio Bezerra e Estela Bezerra]”, explicou o socialista. O recurso em questão, que apontava para atropelos ao Regimento Interno da Casa no processo de tramitação da PEC, foi acatado pela procuradoria jurídica da Casa, o que provocou a decisão do presidente em anular a votação que aprovou a proposição. “Anulamos e devolvemos à fase anterior”, disse, confirmando que a PEC estará pronta para ser votada, só que em outro momento.

 

Autor da PEC 13/2015, que dispõe sobre o fim da reeleição de presidentes da Assembleia Legislativa e a eleição antecipada da Mesa Diretora, o deputado Ricardo Barbosa (PSB), lamentou a decisão do presidente da Casa, Gervásio Maia (PSB), que anulou o processo de votação da matéria.

 

Barbosa disse ao presidente que a decisão que havia tomado não tem o acolhimento de qualquer natureza no Regimento Interno, ainda que quisesse fazer alguma acomodação no documento.

 

Ele ainda tentou dissuadir o presidente ao dizer que renunciava ao mandato se Gervásio conseguisse mostrar com toda a assessoria jurídica se havia abrigo para a esdrúxula e inusitada decisão, a qual ele considerou ainda sem precedentes no Legislativo brasileiro.

 

A polêmica sobre a PEC mereceu a atenção do governador Ricardo Coutinho (PSB), que criticou a forma pela qual o processo foi conduzido, “como se fosse um requerimento” e não matéria relevante como uma PEC, que “mexe com a Constituição do Estado”. Sem citar nomes, o gestor estadual afirmou que aqueles que estiverem insatisfeitos com essa condução terão a liberdade de deixar a base: “Não tem nenhum problema, cada um sabe o caminho que precisa ir”, sentenciou.

 

Redação

 


Saiba mais sobre Certificação Digital no Portal Juristas. Adquira seu certificado digital E-CPF ou E-CNPJ com a Juristas Certificação Digital. Entre em contato através do WhatsApp (83) 9 93826000

 

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Hugo Motta retira projeto de lei polêmico após controvérsia na internet, mas explica: “Falar em confisco é Fake News”

O deputado Federal Hugo Motta (Republicanos) gerou intensa controvérsia nas redes sociais e na imprensa…

9 de maio de 2024

Bruno Cunha Lima reforça que Romero não é seu adversário e critica oposição: “Tentam estimular a divisão do nosso time”

O prefeito de Campina Grande, Bruno Cunha Lima, do partido União Brasil, abordou a conjuntura…

9 de maio de 2024

Jackson reforça tese de aliança com Cícero em JP e questiona: “Se o PT quisesse candidatura própria, não já tinha decidido?”

Durante entrevista ao programa 60 Minutos, do Sistema Arapuan de Comunicação nessa quarta-feira (08), o…

9 de maio de 2024

Após Wilson Santiago reassumir mandato de deputado federal, Raniery Paulino reforça pré-candidatura a prefeito de Guarabira

Com o retorno de Wilson Santiago ao exercício do mandato de Deputado Federal, Raniery Paulino,…

9 de maio de 2024

Governo do RS estima que reconstruir infraestrutura atingida por chuvas custará R$ 19 bi

Técnicos do governo do Rio Grande do Sul estimam que a restauração da infraestrutura pública…

9 de maio de 2024

Urbanização do Porto do Capim vai beneficiar mais de duas mil pessoas

Mais de duas mil pessoas vão ser beneficiadas com o projeto de urbanização do Porto…

9 de maio de 2024