Galdino aponta jurisprudência favorável à autonomia de poderes para mudar Regimento da Casa

Atual presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), o deputado estadual Adriano Galdino, do Republicanos, minimizou, durante entrevista nesta quarta-feira (14), a possibilidade de judicialização do Projeto de Resolução (PR) 474/2022, aprovado ontem, terça-feira (13), modificando em alguns pontos o Regimento Interno da Casa, entre eles tornando aberta a votação para eleição da Mesa Diretora.

De acordo com o parlamentar, a jurisprudência vasta aponta que em questões Regimentais o judiciário tem se posicionado pela autonomia de cada poder, deixando que seus integrantes decidam as regras e como o Projeto de Resolução em questão recebeu o apoio de 28 deputados, sendo apenas seis contrários e duas abstenções, não há espaços para questionamentos.

“Vinte e oito deputados dos 36, apenas seis contrários e duas abstenções, votaram e resolveram modificar o Regimento atual em coisas pontuais. É uma decisão madura, tranquila da grande maioria dos deputados da Casa de Epitácio Pessoa. Esse assunto de modificar regras regimentais é um assunto específico próprio do poder. As decisões judiciais neste campo, todas elas dizem que o judiciário não tem e não deve adentrar nessas questões regimentais, então eu tenho certeza absoluta que, caso haja judicialização, o judiciário vai se posicionar com uma larga jurisprudência atual que diz que isso é assunto interno do poder e que cabe ao poder decidir qual o melhor encaminhamento para suas questões regimentais. Então estamos absolutamente tranquilos”, destacou.

Como todas as modificações foram feitas dentro do critério regimental, o que foi decidido pela maioria será colocado em prática a partir de 2023.

“Vamos com toda certeza cumprir aquilo que foi aprovado pelos 28 deputados, então a ALPB está tranquila para este debate de judicialização caso ele venha a acontecer”, emendou.

Além da ALPB, algumas Casas Legislativas, a exemplo da Assembleia dos estados de Alagoas, Santa Catarina; e diversas Câmaras Municipais de cidades como Pelotas (RS), Piracicaba (SP), já adotaram a votação aberta para dar mais transparência na Eleição da Mesa Diretora.

PB Agora

Últimas notícias

Aprovado em concurso da PM é morto por parente na cidade de Remígio

Um homem identificado como Luiz Fernando Rodrigues foi morto a facadas na noite dessa quarta-feira…

12 de fevereiro de 2026

PC e Vigilância Sanitária apuram adulteração de validade de alimentos em CG

A Polícia Civil da Paraíba, por meio da Delegacia Especializada de Defraudações e Falsificações (DDF)…

12 de fevereiro de 2026

SANTA RITA: motociclista não resiste a ferimentos e morre em acidente a caminho do trabalho

Um acidente com vitima falta, paralisou o transito na manhã desta quinta-feira (12), quando um…

12 de fevereiro de 2026

UEPB aprova realização de concurso público com 20 vagas com salários de até R$ 4,3 mil

O Conselho Universitário (Consuni) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) aprovou, por unanimidade, a realização…

12 de fevereiro de 2026

Com vitória sobre o Atlpetico-PB, Botafogo-PB e assume a vice-liderança do Paraibano

Com vitória sobre o Atlpetico-PB, por 2 x 0 em pleno Perpetão, o Botafogo (PB),…

12 de fevereiro de 2026

PF pede a Fachin suspeição de Toffoli no inquérito do Banco Master

A Polícia Federal (PF) pediu ao presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Edson Fachin, a…

12 de fevereiro de 2026