Categorias: Política

Fronteira do Brasil com a Venezuela é fechada após ataque dos EUA

PUBLICIDADE

A fronteira entre Brasil e Venezuela amanheceu fechada neste sábado (03), em Pacaraima, Roraima, após os Estados Unidos lançarem um ataque em larga escala contra o território venezuelano e anunciarem a captura do presidente Nicolás Maduro.

Segundo a Polícia Federal, houve alteração no movimento na região.

“A PF observou redução no fluxo migratório e informou que a Venezuela fechou sua fronteira hoje”, disse à Globo o diretor da PF, Andrei Rodrigues.

Imagens registradas divulgadas pela Polícia Militar de Roraima mostram viaturas e militares do Exército posicionados próximos ao marco onde ficam as bandeiras dos dois países, enquanto cones bloqueavam o acesso. O Exército informou que a situação está sendo acompanhada pela 1ª Brigada de Infantaria de Selva, sediada em Boa Vista.

O fechamento ocorre poucas horas depois das forças americanas realizarem uma operação militar de grande escala na Venezuela e retirarem Maduro do país por via aérea, junto com sua esposa. Trump não informou para onde o casal foi levado.

Roraima é a principal porta de entrada de migrantes venezuelanos no Brasil, pela cidade de Pacaraima. Desde 2015, o estado recebe grande parte das pessoas que fogem da crise política, econômica e social no país vizinho. A região também é rota de turismo, com visitantes que seguem para Santa Elena, na Gran Sabana, e para o Monte Roraima, além de ser corredor para transporte terrestre de produtos exportados ao território venezuelano.

Na madrugada, Caracas foi atingida por uma série de explosões. Segundo a Associated Press, ao menos sete detonações foram ouvidas em cerca de 30 minutos. Moradores relataram tremores, aeronaves voando em baixa altitude e correria nas ruas. Parte da capital ficou sem energia elétrica, principalmente nas proximidades da base aérea de La Carlota.

Após os ataques, o governo venezuelano divulgou comunicado afirmando que o país estava sob “agressão militar” e decretou estado de emergência. O texto convocou forças sociais e políticas a ativar planos de mobilização. A vice-presidente Delcy Rodríguez declarou não saber o paradeiro de Maduro e exigiu uma prova de vida do governo americano.

PB Agora

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Cícero rebate declarações de João Azevêdo sobre ter errado ao sair da base: “Prefiro estar certo com a vontade do povo”

O prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (MDB), rebateu as declarações do governador da Paraíba,…

6 de janeiro de 2026

“Se eu tivesse participado de leilão, com certeza teria ficado do lado deles”, dispara Felipe Leitão após fala do governador

O deputado estadual Felipe Leitão (Republicanos) reagiu nesta terça-feira (6), à fala feita ontem pelo…

6 de janeiro de 2026

41º Salão do Artesanato Paraibano projeta R$ 4,5 milhões em negócios

Consolidado como um dos principais vetores de desenvolvimento econômico, valorização cultural e geração de renda…

6 de janeiro de 2026

Saúde de João Pessoa alerta banhistas sobre acidentes com águas-vivas

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) traz um alerta para os banhistas que frequentam o…

6 de janeiro de 2026

Litro da gasolina por ser encontrado por R$ 5,75 na Capital; saiba onde

Pesquisa do Procon-JP constata que a gasolina comum mantém o mesmo menor preço do último…

6 de janeiro de 2026

Pelo menos três deputados já externaram desejo de presidir ALPB se reeleitos em 2026; saiba quem são

A corrida eleitoral para o pleito de 2026 já começou, entretanto, para alguns deputados estaduais…

6 de janeiro de 2026

Notice: ob_end_flush(): Failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/newpbagora/public_html/wp-includes/functions.php on line 5464

Notice: ob_end_flush(): Failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/newpbagora/public_html/wp-includes/functions.php on line 5464