Foto: Divulgação / MPPB
O Ministério Público da Paraíba (MPPB) vai coordenar, nos próximos dois anos, o Fórum Paraibano de Combate à Corrupção (Focco-PB). A medida foi deliberada durante a primeira reunião ordinária do fórum, realizada em 2026, na Sala de Sessões da Procuradoria-Geral de Justiça, em João Pessoa. O novo coordenador estadual do Focco-PB é o procurador-geral de Justiça, Leonardo Quintans; e o vice-coordenador, o promotor de Justiça Arthur Magnus Dantas de Araújo, coordenador do Centro de Apoio Operacional em matéria de defesa do patrimônio público (CAO Patrimônio Público).
A reunião foi aberta pelo procurador-geral de Justiça, Leonardo Quintans, que falou dos desafios do Focco, sobretudo em ano de eleição, e destacou o apoio da instituição ministerial ao trabalho do fórum interinstitucional.
“O Focco é um ambiente colaborativo, em que as instituições e órgãos de controle se unem para combater um dos maiores e desafiadores problemas da sociedade brasileira: a corrupção. Acredito muito nesse ambiente e vamos dar todo o apoio possível ao trabalho. Esse ano, particularmente, precisaremos estar bem atentos, por ser um ano eleitoral, o que requer um trabalho mais cuidadoso. Contem com o Ministério Público da Paraíba para que possamos estar bem unidos e para que possamos desenvolver bons trabalhos dentro de nossas atribuições e competências”, disse.
Participaram da reunião o 1° subprocurador-geral de Justiça, Luís Nicomedes; o coordenador do CAO Patrimônio, Arthur Magnus; e os representantes da Junta Comercial do Estado (Jucep-PB), Diana Moura; da Controladoria-Geral da União (CGU), Walber Silva e Rodrigo Paiva; do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PB) e ex-coordenadora do fórum, Chrystiane Pessoa; da Controladoria-Geral do Estado (CGE), Letácio Guedes Júnior e da Receita Federal (RF), Christiano Rocha Pinheiro.
Na ocasião, os integrantes do Focco-PB parabenizaram e agradeceram a ex-coordenadora, Chrystiane Pessoa, pelo trabalho realizado nos últimos dois anos e pela dedicação ao fórum. Um dos projetos destacados e que marcaram a gestão foi o “Empodera”, implementado em 2025, em 18 municípios paraibanos, promovendo a capacitação de cerca de 650 pessoas (entre jornalistas, vereadores, professores, estudantes, integrantes de conselhos, dentre outros) para atuarem como agentes de controle social.
A iniciativa foi realizada através de encontros, em que profissionais dos órgãos integrantes do Focco-PB apresentaram aos participantes ferramentas tecnológicas que possibilitam acompanhar os gastos públicos. Também foram ministradas palestras sobre ética e cidadania. Chrystiane agradeceu o reconhecimento e a oportunidade de ter coordenado o Focco.
Nova coordenação
Dentre as iniciativas previstas para serem implementadas no próximo biênio, está o projeto “Empodera Eleitoral”. A ideia é estender a experiência exitosa do “Empodera” para a temática eleitoral, em razão do processo eleitoral, que culminará em outubro, quando 3,3 milhões de eleitores paraibanos deverão ir às urnas para escolher o presidente da República, o governador do Estado, senadores, deputados federais e estaduais.
Para viabilizar o projeto, o novo coordenador do Focco-PB deve conversar com o presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PB), o desembargador Oswaldo Trigueiro Filho; e com o procurador-regional eleitoral, Marcos Queiroga, sobre parcerias. A ideia é promover capacitações em municípios paraibanos sobre ferramentas tecnológicas que permitam fazer o controle social e conhecer o histórico dos candidatos.
Na reunião, também foram apresentadas propostas de atuação para melhorar a comunicação do Focco-PB e para prevenir problemas administrativos e burocráticos enfrentados por gestores municipais e que resultam em obras inacabadas.
Também foram discutidas ideias para promover a educação fiscal e o controle social sobre recursos tributários imprescindíveis para o financiamento de políticas públicas e sobre o concurso de redação e desenho promovido pela CGU, em âmbito nacional, e pelo Focco-PB, em âmbito local, aos alunos das redes públicas e privadas da educação básica.
Ascom MPPB
Informações de bastidores divulgadas nesta sexta-feira pelo JPNews apontam que o encontro recente entre o…
O prefeito de João Pessoa e pré-candidato ao Governo da Paraíba, Cícero Lucena (MDB), não…
Em entrevista à imprensa nesta sexta-feira (06), deputado federal Ruy Carneiro (Podemos) voltou a afirmar…
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) promove neste fim de semana, nos dias 7…
As especulações sobre uma possível saída antecipada do governador João Azevêdo (PSB) do comando do…
Quatro autuações, quatro bicos de uma bomba de gasolina interditados, bebidas acauteladas e centenas de…