A Paraíba o tempo todo  |

Fórum Nacional de Governadores pede que Congresso lidere “Pacto pela vida e saúde”

Foto: Arquivo/ Secom-PB
CONTEÚDO CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

O governador da Paraíba, João Azevêdo (Cidadania)  juntamente com os demais gestores que fazem parte do Fórum Nacional de Governadores divulgou, nesta quarta-feira (10), uma carta cobrando expansão da vacinação, apoio às medidas preventivas e suporte para ampliação de novos leitos.

A carta lança ainda o “Pacto Nacional em Defesa da Vida e da Saúde” e o pedido é de que o Congresso conduza as medidas.

O grupo sugere a criação de um Comitê Gestor, com participação dos três poderes, além da assessoria de uma comissão de especialistas.

Veja a carta na íntegra abaixo:

“PACTO NACIONAL EM DEFESA DA VIDA E DA SAÚDE   

 Os governadores dos Entes Federados, signatários deste documento, apresentam ao Brasil a proposta de um Pacto Nacional pela Vida e pela Saúde.

 Em reunião realizada no dia 12 de fevereiro, os governadores debateram com os presidentes do Senado e da Câmara a proposta de uma ampla pactuação dos três Poderes e das três esferas da Federação, visando ao reforço da luta contra a pandemia do coronavírus.

 Reafirmamos tal proposição, que se tornou ainda mais emergencial pelo agravamento da situação sanitária, com terríveis perdas de vidas, além de danos econômicos e sociais.

 O coronavírus é hoje o maior adversário da nossa Nação. Precisamos evitar o total colapso dos sistemas hospitalares em todo o Brasil e melhorar o combate à pandemia. Só assim a nossa Pátria poderá encontrar um caminho de crescimento e de geração de empregos.

 Assim sendo, os governadores signatários reiteram esse compromisso quanto a um Pacto que abranja itens como:

1) Expansão da vacinação, com pluralidade de fornecedores, mais compras e busca de solidariedade internacional, em face da gravidade da crise brasileira. Sublinhamos que todas as aquisições devem ser distribuídas segundo o marco legal do Plano Nacional de Imunização;

2) Apoio a medidas preventivas, essenciais para conter o vírus. Há limites objetivos à expansão de leitos hospitalares, tendo em vista escassez de insumos e de recursos humanos. Dessa forma, as medidas preventivas protegem as famílias, salvam vidas e asseguram viabilidade aos sistemas hospitalares. Medidas como o uso de máscaras e desestímulo a aglomerações tem sido usadas com sucesso na imensa maioria dos países, de todos os continentes.

3) Apoio aos estados para manutenção e ampliação de leitos, quando isso for possível. Ademais, que haja uma integração de todos os sistemas hospitalares, a fim de usar ao máximo as disponibilidades existentes, a partir de planejamento e análise diária de cenários em cada unidade federada.

 Consideramos que esse Pacto deve ser dirigido por um Comitê Gestor, com a participação dos três Poderes e de todos os níveis da Federação, além da assessoria de uma comissão de especialistas. 2

Esse é o nosso respeitoso convite à Nação, acreditando que as Casas do Congresso Nacional, como instâncias de representação de toda a sociedade, podem ser as condutoras desse importante Pacto.

 Estamos unidos pela vida e pela saúde.

 Brasília, 10 de março de 2021.

 GLADSON CAMELI

Governador do Estado do Acre

 RENAN FILHO

 Governador do Estado de Alagoas

 WALDEZ GOÉS

 Governador do Estado do Amapá

 RUI COSTA

 Governador do Estado da Bahia

 CAMILO SANTANA

 Governador do Estado do Ceará

 IBANEIS ROCHA

 Governador do Distrito Federal

 RENATO CASAGRANDE

 Governador do Estado do Espírito Santo

 RONALDO CAIADO

 Governador do Estado de Goiás

 FLÁVIO DINO

 Governador do Estado do Maranhão

 MAURO MENDES

 Governador do Estado de Mato Grosso

 REINALDO AZAMBUJA

 Governador do Estado de Mato Grosso do Sul

 ROMEU ZEMA

 Governador do Estado de Minas Gerais

 HELDER BARBALHO

 Governador do Estado do Pará

 JOÃO AZEVÊDO

 Governador do Estado da Paraíba

 PAULO CÂMARA

 Governador do Estado de Pernambuco

 WELLINGTON DIAS

 Governador do Estado do Piauí

 FÁTIMA BEZERRA

 Governadora do Estado do Rio Grande do Norte

 EDUARDO LEITE

 Governador do Estado do Rio Grande do Sul

 JOÃO DORIA

 Governador do Estado de São Paulo

 BELIVALDO CHAGAS

 Governador do Estado de Sergipe

 MAURO CARLESSE

 Governador do Estado do Tocantins” 

PB Agora

CONTEÚDO CONTINUA APÓS PUBLICIDADE
    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      4
      Compartilhe