Mídia nacional destaca que a força política do deputado federal Aguinaldo Ribeiro (PP-PB) o tornou o nome da reforma tributária no Congresso e as recentes movimentações estariam agradando ao presidente Lula (PT). Esse fortalecimento junto ao Palácio, no entanto, começou a gerar incômodos na Casa Civil. O motivo é a disputa em torno da Fundação Nacional de Saúde (Funasa).
Segundo o portal O Antagonista, nesta semana o Diário Oficial trouxe a nomeação de Francisco Américo Neves de Oliveira como novo presidente da fundação. Francisco Américo era diretor do Detran da Bahia e teve o nome validado pelo também baiano Rui Costa, ministro da Casa Civil. A Funasa, no entanto, é segundo o Antagonista assunto de interesse para Aguinaldo Ribeiro. Ele e a irmã a senadora Daniella Ribeiro (PSD-PB) comandam as articulações no Congresso contra a MP que dá fim à fundação. A mãe dos irmão Ribeiro, inclusive, Virgínia Velloso, era superintendente da fundação na Paraíba.
Oficialmente o órgão foi extinto em 2 de janeiro via Medida Provisória. De acordo com Rui Costa, Francisco Américo teria a missão de encerrar os trabalhos. A troca de comando, no entanto, é apontada como mais um espaço onde o PT articula manter domínio sobre indicações.
Da Redação com dados do O Antagonista
Acompanhe o PB Agora nas redes:
O secretário municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) de João Pessoa, Junior Pires,…
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva nomeou o secretário executivo do Ministério da Justiça…
O advogado especialista em direito eleitoral, Jonathan Pontes, ressaltou a necessidade de duvidar e checar…
Na madrugada deste sábado (10), a polícia capturou um casal suspeito de traficar drogas no…
Menos de 24h após o crime, a polícia conseguiu localizar e prender um homem suspeito…
Os resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) serão divulgados no dia 16 de…