Categorias: Política

Focco-PB apoia as “Novas Medidas Contra a Corrupção” e incentiva candidatos e eleitores

PUBLICIDADE

O Fórum Paraibano de Combate à Corrupção decidiu apoiar as “Novas Medidas Contra a Corrupção”, uma campanha que propõe o maior pacote anticorrupção do mundo e que já recebeu mais de 419 mil assinaturas. O Focco-PB também incentiva que os candidatos às eleições gerais deste ano conheçam o conteúdo da campanha e até considerem as medidas em seus programas de governo ou em pautas de discussão do parlamento brasileiro. A sociedade também pode conhecer e aderir ao movimento no endereço https://unidoscontraacorrupcao.org.br/.

O apoio do Focco-PB foi manifestado na reunião ordinária desta terça-feira (25), conduzida pelo coordenador estadual, Francisco Seráphico Ferraz da Nóbrega Filho (procurador-geral de Justiça do Ministério Público da Paraíba), com a participação de Leonardo Quintans Coutinho (MPPB), Sérgio Rodrigo Castro Pinto (MPF), Luciano Andrade Farias (MPC/PB), Márcio Sueth (TCU), Gabriel Aragão Wright (CGU), de Letácio Guedes (CGE), Roseane Batista da Cunha (Funasa), Izeni Arcanjo Martins Silva (Funasa), Cláudio Píccolli (Setransp-JP), Alcir Moraes de Lucena (Receita Federal), Carla Jeane de M. Mendonça (CRP-13) e Maria Cristina Soares Cavalcanti (CRP).

A proposta de apoiar a campanha foi do superintendente da Controladoria-Geral da União na Paraíba, Gabriel Wright, e discutida no colegiado. A intenção é chamar a atenção, da sociedade e dos candidatos a cargos eletivos para as propostas, que são 70 medidas divididas em 12 blocos, construídas por instituições e especialistas de todo o mundo. Os integrantes do Focco registraram que não se tem como objetivo a irrestrita aceitação do pacote, mas, ao contrário, abrir um compromisso dos políticos e da sociedade para o debate e discussão das medidas, que militam a favor do enfrentamento à corrupção.

Para os integrantes do Fórum, é importante que os candidatos avaliem e considerem a campanha. O o procurador-geral de Justiça do MPPB, Francisco Seráphico, destacou ainda que é necessário que a matéria continue no debate político também depois das eleições, para que haja aprimoramento das ideias e se consiga ganhos efetivos para a sociedade, com o aprimoramento da legislação correlata ao combate à corrupção. 

O que é?

O movimento Unidos contra a Corrupção é formado por organizações sem fins lucrativos, movimentos e instituições sem vínculos partidários, com atuação reconhecida no país, e que são representativas da sociedade civil, da academia e de governos locais. Seus propósitos são mobilizar, discutir e propor meios de implementação das propostas da campanha. “Buscamos combater a corrupção para além de nossas diferenças, através da união e com espírito democrático”, diz o movimento, que tem como comitê gestor a Associação Contas Abertas, Instituto Cidade Democrática, Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE), Instituto Ethos, Observatório Social do Brasil e a Transparência Internacional.

 

Redação 

 


Garanta um desconto especial na sua certificação digital no Juristas Certificados Digitais

 

PUBLICIDADE

Últimas notícias

“Nada de construir espigão na nossa cidade” diz Cícero ao negar flexibilização para prédios altos na orla de JP

O prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (MDB), se pronunciou nesta sexta-feira (19) sobre a…

19 de dezembro de 2025

Marcelo Queiroga confirma PL na eleição suplementar de Cabedelo e aponta Walber Virgolino como nome natural

O presidente estadual do PL na Paraíba, Marcelo Queiroga, confirmou, em entrevista ao programa Arapuan…

19 de dezembro de 2025

Damião Feliciano confirma permanência no União Brasil, mas declara voto em chapa liderada por Lucas Ribeiro

O deputado federal Damião Feliciano anunciou, nesta sexta-feira (19), que permanecerá filiado ao União Brasil,…

19 de dezembro de 2025

MPPB determina religamento imediato de energia em hospital de Campina Grande

O Ministério Público da Paraíba (MPPB), por meio da Promotoria de Defesa dos Direitos do…

19 de dezembro de 2025

Caso Peron: Justiça aceita denúncia do MP contra ex-secretário de Jacaraú por assassinato de vereador

A Justiça da Paraíba recebeu a denúncia apresentada pelo Ministério Público da Paraíba (MPPB) contra…

19 de dezembro de 2025

De olho nas eleições suplementares em Cabedelo, Barbosa quer oficializar candidatura antes do Natal

O presidente da Companhia Docas da Paraíba, Ricardo Barbosa, confirmou nessa sexta-feira (19) que é…

19 de dezembro de 2025